Etecs e Fatecs recebem novos estudantes com ‘trote do bem’

Calouros substituem brincadeiras abusivas por ações de solidariedade

sex, 14/08/2015 - 21h02 | Do Portal do Governo

Unidades das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais mostram que a solidariedade pode substituir as brincadeiras abusivas na recepção dos calouros, seja nos cursos técnicos, seja nos cursos superiores de graduação tecnológica.

Neste semestre, o trote solidário tomou conta das unidades administradas pelo Centro Paula Souza, com ações diversas para ajudar o próximo e promover a confraternização entre novatos, veteranos e funcionários da comunidade escolar.

Engajadas, as Etecs e Fatecs participaram em campanhas para doação de sangue, como é o caso das Fatec de Tatuí e Marília e da Etec de Jaú. Nessas unidades, os alunos de Enfermagem serão envolvidos na coleta. Já na Etec Professor Armando Bayeux da Silva, de Rio Claro, os estudantes estão sendo capacitados por meio de palestras para realizar a ação solidária em outubro.

Outras dezenas de unidades estão arrecadando alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, roupas, calçados e brinquedos para ajudar instituições que atendem a crianças, idosos e hospitais.

Na Etec Francisco Morato, na Região Metropolitana de São Paulo, as doações são uma tradição e a organização estima que cerca de 1 tonelada de alimentos seja recolhida neste semestre. Em Birigui, a escola técnica está recolhendo copos descartáveis para ajudar a Santa Casa da região na aplicação de medicamentos.

Os alunos também vão participar do trote solidário visitando as entidades assistenciais. Na Fatec Sertãozinho, os calouros vão se fantasiar de palhaços e entregar brinquedos pessoalmente. Já na unidade da Zona Leste, uma festa do Dia das Crianças está sendo organizada para fazer doações aos moradores do bairro onde fica a faculdade.

– Veja relação de Etecs e Fatecs participantes do trote voluntário

Do Portal do Governo do Estado