Etec de Jaú promove workshop sobre o cultivo de abelhas sem ferrão

Ação desenvolvida por estudantes resulta da parceria entre CPS e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado

qua, 18/09/2019 - 11h49 | Do Portal do Governo

Nesta quarta (18) e quinta-feira (19), a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Urias Ferreira, de Jaú, realiza o 1º Workshop de Meliponicultura de Jaú e Região. Vale destacar que a ação é uma parceria entre o Centro Paula Souza (CPS) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável.

A meliponicultura é a criação de abelhas sem ferrão, prática que cresce no interior do Estado. Além das vantagens econômicas do cultivo, a atividade colabora para a preservação dos insetos, ameaçados pelo uso intensivo de defensivos agrícolas.

Técnicas

Durante o evento, serão apresentadas técnicas para a criação das abelhas sem ferrão e a regularização de meliponários. A programação inclui oficina dos alunos do curso técnico de Agropecuária integrado ao Médio para confecção de atrativos, montagem de “ninhos-isca” e produção de verniz ecológico.

As atividades oferecidas na oficina fazem parte do projeto de meliponicultura que os estudantes desenvolvem na Etec. Na quinta-feira (19), o workshop recebe Werner Peter Macron, zootecnista licenciado em Biologia, que dará palestra sobre pastos apícolas e preparo de atrativos.