Etec de Jacareí recebe Campeonato de Cubo Mágico neste sábado (10)

5ª edição do evento, que é gratuito, segue o modelo da World Cube Association, promotora da competição em 19 países

qua, 07/08/2019 - 16h16 | Do Portal do Governo

Desafiado a enfrentar a forte resistência dos alunos em relação à matemática, o professor da Escola Técnica Estadual (Etec) Cônego José Bento, de Jacareí, Fábio Aparecido, encontrou no cubo mágico um aliado. O jogo passou a fazer parte das aulas e a experiência deu tão certo que a Etec promove uma competição aberta à comunidade. Neste ano, a quinta edição do Campeonato de Cubo Mágico acontecerá neste sábado (10), a partir das 8h30.

O evento é gratuito e segue o modelo da World Cube Association, que realiza a competição simultaneamente em outros 19 países. As inscrições já foram encerradas. Os competidores vão concorrer em quatro níveis, sendo duas categorias com cubos de nove quadrados por face (3x3x3), nas quais os participantes poderão utilizar uma ou duas mãos; uma categoria para cubos de seis quadrados (2x2x2) com duas mãos e outra com cubo de 12 quadrados (4x4x4) para duas mãos.

Na edição do ano passado do Campeonato de Cubo Mágico, realizado na Etec de Jacareí, o vencedor foi Vicenzo Guerino, que montou o cubo 3x3x3 em 7,39 segundos. O recorde mundial nessa categoria é da China, com o tempo de 3,47 segundos.

Para Aparecido, a experiência do uso do cubo mágico em sala tem estimulado a leitura, concentração, integração entre os alunos, autoestima e proatividade. “Desde que introduzi a prática do cubo nas aulas, eles ficaram mais participativos. Passei a usar menos a lousa para focar mais nos exercícios de interpretação e raciocínio lógico”, conta o educador. “É provável que a maioria não escolha seguir uma carreiras de exatas, mas o treino com o cubo ajuda na tomada de decisão e dá mais segurança aos estudantes, vantagens que podem ser aproveitadas no aprendizado de qualquer disciplina”.

A experiência do professor foi reconhecida pelo Ministério da Educação. O projeto foi apresentado em entrevista no programa Trilhas da Educação, na rádio do MEC, que exibe exemplos de boas práticas de ensino.