Estudo revela que 55% dos casos de câncer colorretal são diagnosticados em fase avançada

Quanto mais tardio o diagnóstico, mais difícil é o tratamento e menores são as chances de cura

qua, 30/09/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Quanto mais cedo for tratado, maiores são as chances de cura do câncer colorretal. No entanto, levantamento da Secretaria da Saúde com base nos dados da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), órgão vinculado à pasta, aponta que 55% dos casos diagnosticados no Estado de São Paulo são detectados nas fases mais avançadas da doença. 

Foram analisados 2.636 casos novos de câncer colorretal do ano de 2007, obtidos junto ao Registro Hospitalar de Câncer (RHC), que armazena informações dos registros de câncer diagnosticados e tratados em um grupo de hospitais públicos do Estado. O número corresponde a 6,9% do total de casos de câncer computados no RHC. A faixa etária a partir dos 50 anos foi responsável por 81,3% dos casos. 

Quanto mais tardio o diagnóstico, mais difícil é o tratamento e menores são as chances de cura. No entanto, 32% dos casos são detectados na fase clínico 3 e outros 23%, na fase 4. Apenas 13% dos registros de câncer colorretal são diagnosticados na fase 1. 

O levantamento aponta também que a taxa de mortalidade desse tipo de câncer no Estado é maior entre os homens, com 10,1 por 100 mil habitantes. Entre as mulheres a taxa fica em 8,12 por 100 mil. Os números estão estáveis em relação ao início da década, mas são maiores do que 20 anos atrás, quando a mortalidade entre os homens era de 6,8 e, entre as mulheres, de 6,2 por 100 mil habitantes.

“Os dados reafirmam a relevância do câncer colorretal como uma das neoplasias mais importantes na população adulta mundial, com incidência e mortalidade crescentes em diversos países em razão do processo de envelhecimento da população”, afirma o médico Michel Naffah Filho, do Grupo Técnico de Avaliação e Informações de Saúde da Secretaria, responsável pelo levantamento. 

Segundo o especialista, o estilo de vida da pessoa pode ser determinante para prevenir o câncer colorretal. Por isso, ele recomenda uma dieta equilibrada e rica em frutas, verduras e fibras, limitar o consumo de carne vermelha, gorduras de origem animal e carnes processadas, moderar o consumo de álcool, não fumar e realizar atividades físicas regularmente.

Da Secretaria da Saúde