Estudo mostra que 25% dos homens com mais de 50 anos têm problemas na próstata

A partir dos 80 anos, o aumento benigno do órgão atinge mais de 90% dos pacientes

qua, 07/08/2013 - 15h27 | Do Portal do Governo

Levantamento realizado no ambulatório de urologia do Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde mostra que um em cada quatro homens com mais de 50 anos, tem problemas na próstata.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O estudo aponta que 25% dos homens com mais de 50 anos tem a chamada hiperplasia prostática benigna, que é o aumento da próstata e, depois dos 65 anos, este número cresce para 30%. A partir dos 80 anos, a taxa de incidência da doença chega a 90%.

O diagnóstico é realizado por meio do teste de PSA (antígeno prostático específico), exame laboratorial que mede os níveis desta substância e serve como um marcador biológico, além do exame físico da próstata, conhecido por “toque”. E é importante que os homens façam exames periódicos a partir dos 45 anos de idade.

LEIA TAMBÉM
Viver mais e melhor: especialistas dão dicas para a saúde do homem

A próstata é a glândula responsável pela produção do esperma e pesa cerca de 20 gramas. O crescimento dela é normal ao longo dos anos, entretanto, quando as células prostáticas invadem os tecidos vizinhos, a bexiga e a uretra ficam comprimidas e provocam o primeiro sintoma da doença, que é a dificuldade em urinar. A capacidade de retenção da bexiga também é reduzida e o doente passa a sentir necessidade de ir ao banheiro com mais frequência, principalmente à noite.

Portanto, é imprescindível que os homens a partir dos 45 anos, façam check-ups anuais, pois quanto antes se descobre a doença, mas eficaz é o tratamento.

Do Portal do Governo do Estado