Estudo do HC revela que poluição do ar pode ser uma das causas da infertilidade masculina

Dos 748 pesquisados, 500 apresentaram algum tipo de alteração na fertilidade

qua, 13/01/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

A poluição do ar pode ser uma das causas da infertilidade masculina. É o que revela estudo do urologista Jorge Hallak, coordenador da Unidade de Toxicologia Reprodutiva e de Andrologia do Hospital das Clinicas da FMUSP, ligada à Secretaria da Saúde. O médico avaliou 748 trabalhadores que inalaram o ar de grandes vias públicas, como motoristas de ônibus e táxi, e o resultado foi surpreendente: “Aqueles que respiram muita poluição têm maior concentração de radicais livres no sangue, o que causa um esperma de qualidade inferior até mesmo ao de homens inférteis”, relata o especialista. Os números mostram que dos 748 pesquisados, 500 apresentaram algum tipo de alteração na fertilidade.

Segundo Hallak, a causa está no combustível que os automóveis brasileiros usam. “Existe uma grande quantidade de metais pesados na gasolina nacional, o que afeta diretamente o organismo”, ressalta o urologista. Na avaliação do urologista, a solução em curto prazo é paliativa: “uso de máscaras com filtros já evitaria boa parte do problema”, garante.

Hoje, 15% da população masculina mundial é infértil, taxa maior que a infertilidade feminina. Além da poluição outros fatores que podem causar a deficiência são o estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e uso de anabolizantes.

A boa noticia é que dois terços dos casos de infertilidade masculina podem ser revertidos se forem bem diagnosticados e tratados. “Os homens têm de perder a cultura machista que se instalou no país e consultar o urologista assim como as mulheres procuram seus ginecologistas”, aconselha o médico, que ainda completa: “os tratamentos são simples e rápidos, mas é preciso que os hábitos ruins fiquem no passado”, finaliza.

Da Secretaria da Saúde