Estudantes visitam instalações do Hospital das Clínicas de Botucatu

Alunos do terceiro ano do Ensino Médio conheceram o funcionamento da unidade ligada à Universidade Estadual Paulista

seg, 13/08/2018 - 16h33 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), recebeu, na última semana, a visita de alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Embraer, acompanhados do professor de Física Pedro Fortes.

Vale destacar que a atividade foi organizada pelo Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas, Departamento de Assistência à Saúde, Núcleo de Relações Externas e Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing. A ação foi uma retribuição ao gesto de solidariedade do Colégio, realizado no último mês de junho, em prol da campanha “Ilumina HC”.

Na ocasião, os estudantes participaram de uma gincana sobre separação de resíduos recicláveis, com o objetivo de esclarecer os jovens sobre o encaminhamento ao destino correto. Com a venda dos materiais para cooperativas, a arrecadação chegou a R$1.066, valor destinado à iniciativa, equivalendo a 53 lâmpadas para o Hospital.

Funções

Os alunos foram recebidos no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu, onde assistiram ao vídeo institucional do hospital, além do relato de vários servidores que descreveram as principais atividades, mostrando as diversas funções que contribuem para o funcionamento do espaço.

O superintendente do HCFMB, André Balbi, recepcionou os alunos. “Esse gesto de solidariedade que vocês tiveram é uma inspiração e um exemplo de interação com a gente. E queremos agradecer por isso. Nesta visita, queremos mostrar o que é o hospital e a função de cada um, pois todos são importantes. Obrigado pelo envolvimento”, destacou.

A diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Érika Ortolan, reforçou a importância do gesto solidário dos estudantes. “O ‘Ilumina HC’ nasceu no fim do ano passado e já temos alguns resultados da campanha. Além de melhorias na assistência, propiciamos a interação com a sociedade e as escolas. Queremos que todos se aproximem do hospital e gostaríamos de mostrar que todas as profissões cabem aqui”, afirmou.

“Convidamos os alunos a abraçar a campanha ‘Ilumina HC’ e eles tiveram a ideia da sucata como forma de arrecadação. Agradeço aos alunos pela iniciativa e ao hospital por nos receber tão bem”, afirmou o professor Pedro Fortes.

Detalhes

É importante frisar que os alunos foram divididos em quatro grupos e puderam conferir detalhes do trabalho da Unidade de Pesquisa Experimental, do Hemocentro e do Departamento de Patologia, além de uma apresentação de membros do Time de Resposta Rápida do HCFMB no Laboratório de Habilidades, onde aprenderam a fazer uma reanimação cardiopulmonar (RCP) no ritmo da música “Marcha Imperial”, tema da série de filmes “Star Wars – Guerra nas Estrelas”.

Aluno do 3º ano do Ensino Médio, Lincoln Micael Ferreira da Silva tem o sonho de estudar na área da Saúde, tendo como inspiração a mãe, técnica de enfermagem no HC. Para o jovem, a visita técnica foi muito importante para a decisão sobre a vida profissional. “As partes de que mais gostei foram sobre a Patologia, que eu não conhecia direito, e os primeiros socorros, pois são atitudes simples que salvam vidas”, enfatizou.