Estudantes da Univesp criam soluções tecnológicas para o combate à COVID-19

Alunos do polo de São João da Boa Vista usam conceitos da indústria 4.0 e desenvolvem propostas em Projeto Integrador

ter, 11/08/2020 - 19h28 | Do Portal do Governo

Cabine de desinfecção, software de controle financeiro, laboratório de realidade aumentada para aulas práticas e aplicativo de agendamento de serviços para facilitar o distanciamento social são algumas das propostas com origem em salas de aula virtuais da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Alunos de Engenharia da Produção e de Computação, do polo de São João da Boa Vista, receberam como proposta da disciplina Projeto Integrador (PI) criar produtos pautados em conceitos da indústria 4.0. Assim, os estudantes uniram conhecimentos no momento enfrentado pelo país e desenvolveram ferramentas que podem minimizar os danos provocados pela pandemia de COVID-19.

Sob orientação da mediadora Fabiana Gimenes e supervisão de Carla Vital, cada uma das propostas ganhou vida. Foi o caso da construção de uma cabine de descontaminação. Usando os princípios do sistema de modelo de irrigação de aspersão utilizado na agricultura, João Francisco Taioque criou um sistema automatizado de desinfecção de superfície por microaspersão de líquido saneante.

Os termos são complexos, mas o resultado é uma cabine que poderia ser adotada por atacados e lojas de venda direta, na desinfecção de produtos descarregados ou alocados no estoque, minimizando a possibilidade de contaminação.

Jefferson de Oliveira, Laércio Raimundo Filho, Lautaro Huidobro, Thiago Santamarina e Sérgio Giaretta Junior, alunos de Engenharia de Computação e criadores do AGENDA APP, explicam ao Portal da Univesp que a ideia do aplicativo sempre foi a de “garantir que pessoas possam ter acesso com mais exclusividade aos estabelecimentos comerciais que, no momento, estão restritos ao atendimento direto ao público, em razão do novo coronavírus”.

Mais iniciativas

Roginaldo Reis e Wanderley Faria também criaram um aplicativo capaz de ajudar no controle do orçamento doméstico. “Nós vimos na proposta do projeto uma oportunidade de concretizar uma das missões da Univesp: desenvolver soluções para problemas sociais. Por isso, aceitamos o desafio de elaborar uma pesquisa e buscar uma solução para tentar diminuir a dificuldade que algumas famílias têm em gerenciar suas receitas, principalmente com recursos escassos por conta da pandemia”, explica Roginaldo ao Portal da Univesp.

Em relação às práticas ligadas ao ensino a distância, Cássio de Azevedo Neto, Edson Docema, Emerson Batista, Everton Souza, Francisco Sousa e Marcus Vinicius Zavarize, alunos de Engenharia de Computação criaram o “Hands-On Labs”, laboratório virtual baseado em Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Ele permite que disciplinas práticas continuem sendo desenvolvidas sem que os alunos precisem compartilhar espaços e se expor a situações de contágio.

Para a coordenadora do polo, Eloisa Ribeiro, os trabalhos surpreendem e merecem destaque. “Este semestre, mesmo com a pandemia e o distanciamento, estivemos muito mais próximos dos nossos alunos. O resultado pode ser visto nesses e em outros produtos criados”, avalia ao Portal da Univesp.

Carla Vital, supervisora dos projetos, reforça a visão da coordenadora. “O Projeto Integrador cumpre seu papel quando alcança o trabalho em equipe e contextualizado. Foi o que fizemos aqui”, afirma ao Portal da Univesp.

Qualidade

Responsável pela orientação dos estudantes, Fabiana Gimenes concorda. “A qualidade das produções e a originalidade dos temas foi um grande combustível para o trabalho, detalhado e para a evolução do pensamento científico. A Univesp tem formado profissionais aptos ao mercado ao mesmo tempo em que prepara pesquisadores para o fazer científico”, salienta.

Nesse sentido, o polo da Univesp prepara a I Mostra Virtual de PIs. O evento deve ocorrer no fim de agosto e vai funcionar como espaço para troca de experiências e valorização da produção acadêmica entre os alunos.