Estudantes da Unesp de Bauru obtêm terceiro lugar no Imagine Cup

Competição mundial é promovida pela Microsoft para estudantes de cursos de Ciências da Computação

qui, 23/08/2007 - 10h37 | Do Portal do Governo

Alunos da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp de Bauru, orientados pelo docente Eduardo Morgado, da Faculdade de Ciências do mesmo câmpus, conquistaram o terceiro lugar na Imagine Cup 2007, competição mundial promovida pela Microsoft para estudantes de cursos de Ciências da Computação.

Concorrendo na categoria Filme de Curta Metragem, os universitários, que integram a equipe Papa-paçoca, deveriam trabalhar o tema “Imagine um mundo onde a tecnologia ajudasse a levar a educação para todos”, proposto pela organização.

Os estudantes do curso de Desenho Industrial Felipe Pellisser, Artur Pádua, Alexandre Nacari, e de Rádio e TV Wendel Yokoyama, passaram para a última etapa da competição com um filme produzido em sistema digital, com 15 minutos de duração, que brinca com a idéia de integração. O curta começa com um garoto lendo um livro e acaba com o mesmo personagem acessando a internet. “Durante o filme, as imagens vão se transformando para dar a idéia de que tudo na área do conhecimento está interligado”, conta Pellisser. A equipe foi a única que utilizou técnicas de animação dentre as classificadas para a final.

Na última etapa, disputada em Seul (Coréia do Sul), no dia 11 de agosto, o desafio era que os concorrentes produzissem um filme com outra temática, num período de 36 horas. “Nessa etapa, o que estava em julgamento era a capacidade de criar em tempo reduzido e sob pressão constante”, destaca Pellisser. “Ver o empenho dos alunos é muito gratificante”, assinala Morgado, coordenador do Laboratório de Tecnologia de Informação Aplicada, da Faculdade de Ciências, onde os alunos da FAAC fazem estágio.

Neste ano, 344 estudantes de todo o mundo foram selecionados para participar das finais da competição, nas categorias Projeto de Software, Desenvolvimento Web, Algoritmo, Desafio de Infra-Estrutura, Fotografia, Filme de Curta Metragem, Interface Visual, Projeto Hoshimi (games) e Sistemas Embarcados. Nesta última categoria, duas equipes da Faculdade de Ciências foram classificadas entre as 15 melhores do mundo. “Para a Universidade, ter três equipes finalistas da competição é uma grande conquista”, diz Morgado, que acompanhou os estudantes em Seul.

A equipe da FAAC recebeu um prêmio de três mil reais que, para Pellisser, significou um grande estímulo para os estudantes. “Mas nada que se iguale à importância de ter chegado ao pódio de uma competição realizada pela Microsoft e às entrevistas cedidas para vários canais internacionais”, avalia. “Tudo isso foi muito expressivo para a divulgação do nosso potencial para o mundo”.

Do Portal da Unesp

(J.H.)