Estudantes da rede pública podem conhecer instalações da Unicamp

Alunos integram turma da 12ª edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio

qua, 08/08/2018 - 8h27 | Do Portal do Governo

Todos os anos, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece a oportunidade para que estudantes do Ensino Médio da rede pública de Campinas e região ampliem os conhecimentos sobre o universo acadêmico. Em 2018, os jovens integram a 12ª edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM).

Vale destacar que foram selecionados 181 alunos para atividades de pesquisa junto aos 57 projetos oferecidos por docentes e pesquisadores da instituição de Ensino Superior. O Pibic-EM foi implantado em 2008, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa.

Talentos

A iniciativa tem o objetivo de atrair talentos da rede pública de Campinas e região para desenvolver atividades nos laboratórios da universidade, sob orientação de professores e pesquisadores da Unicamp. De acordo com o professor André Pasti, do Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca), o Pibic-EM é uma excelente oportunidade de incluir a formação acadêmica científica na vida dos estudantes ainda no Ensino Médio.

“A experiência que temos no Cotuca é muito positiva. O programa tem impacto direto na relação do aluno com os estudos, além de projetar a universidade como um caminho possível na vida deles. Esse programa é fundamental para abrir as portas da vida acadêmica para os alunos da rede pública”, enfatizou.

A influência da iniciativa nos desdobramentos da vida dos jovens após o Ensino Médio também foi abordada pela assessora da Pró-reitoria de graduação, Mara Patrícia Mikahil. “Eu participo do Pibic-EM há quatro edições e tenho vários ex-estudantes do programa que são hoje alunos da Unicamp”, disse.

Interação

Para Mariana Anastácio Francisco, aluna da Escola Técnica Estadual Trajano Camargo, conhecer a carreira de pesquisadora é um dos objetivos principais objetivos durante o programa. “Quero ver como funciona a universidade”, contou.

“É uma atividade muito importante para os jovens que estão participando, mas também para a Unicamp. Temos todo interesse em aumentar a relação com a sociedade que nos sustenta e interagir da melhor maneira possível com a municipalidade”, destacou o pró-reitor de pesquisa, Munir Skaf.

Entre as iniciativas em destaque está o projeto “Ciência em Pauta”, proposto pelo professor da Faculdade de Tecnologia de Limeira André Franceschi De Angelis, que participa do programa desde a primeira edição.

“Nós vamos rever a história da ciência, em uma perspectiva de entender que não foi uma conquista humana não linear”, explicou. O trabalho, composto por aplicações práticas e breves do método científico, será documentado em vídeos que deverão ser produzidos, roteirizados, editados e postados pelos alunos.