Estradas: ViaOeste estima que 360 mil veículos circulem pelo Sistema Castello-Raposo no feriado

Concessionária aumentará a frota dos veículos que prestam atendimento de socorro médico e mecânico

ter, 13/06/2006 - 11h30 | Do Portal do Governo

A ViaOeste preparou um esquema especial de atendimento durante o feriado de Corpus Christi. Neste período, a concessionária estima que cerca de 360 mil veículos trafeguem pelo Sistema Castello-Raposo, nos dois sentidos (Interior e Capital).Durante o feriado prolongado, as praças de pedágio vão atender com capacidade plena nas cabines de arrecadação. Para evitar congestionamentos, sempre que necessário, a concessionária acionará a operação “papa-fila”, na qual equipes efetuam a cobrança da tarifa antes das cabines, diminuindo o tempo na operação, em todos os horários de pico.

Com o objetivo de garantir a segurança e conforto do usuário, a ViaOeste aumentará a frota dos veículos que prestam atendimento de socorro médico e mecânico, disponibilizando 13 ITL (Inspeção de Tráfego e Guincho Leve), 3 guinchos pesados, 7 ambulâncias, caminhões de apreensão de animais e combate a incêndio e viatura de supervisão.

Operação especial

Terá início à 0h00 do dia 14 de junho (quarta-feira) e se estenderá até as 24h de domingo (18).

Obras

As obras em execução no Sistema que causam interferência no tráfego, como desvios ou interdições de pista, serão suspensas das 12h de quarta (14) até as 12h de segunda (19).

Horários de Pico

Quarta-feira – 14 de junho – 16h às 23h (sentido Interior)

Quinta-feira – 15 de junho – 07h às 13h (sentido Interior)

Domingo – 18 de junho – 15h às 23h (sentido Capital)

No dia 18 de junho (domingo), entre as 14h e 23h, o tráfego de caminhões estará proibido na Castello Branco, sentido Capital.

Security Drops

Na quarta-feira (14), saída do feriado prolongado, a concessionária realiza no posto de serviço localizado no km 30 da Castello, sentido Interior, o “Security Drops”, projeto que consiste na divulgação das condições de trânsito do Sistema Castello-Raposo, a cada 30 minutos, pelos alto-falantes do estabelecimento.

Parceria Porto Seguro

Durante os cinco dias de operação, a Porto Seguro, em parceria com a ViaOeste, também disponibilizará aos usuários 20 guinchos leves, 1 pesado e 1 pick-up guincho, em diversos pontos do Sistema Castello-Raposo. Assim como aconteceu nos últimos feriados, a Porto Seguro instalará um abrigo para realização de pequenos reparos mecânicos ou elétricos aos usuários, cujo custo de mão-de-obra não será cobrado, respeitando-se apenas o valor das peças substituídas. Na ida do feriado, o abrigo ficará instalado no Posto Geral de Fiscalização – PGF localizado no km 60 da Castello Branco (sentido Interior) e na volta, os usuários poderão utilizá-lo no PGF do km 39, sentido Capital.

Dados Comparativos

Em 2005, nos cinco dias da operação feriado de Corpus Christi (25 a 29 de maio), passaram pelo Sistema 340 mil veículos. Além disso, a concessionária registrou 41 acidentes, com 25 vítimas leves, 3 graves e 2 mortes.

Para conferir maior agilidade à transmissão de informações aos órgãos de imprensa e aos usuários, a ViaOeste disponibiliza em seu site (www.viaoeste.com.br), em tempo real e ininterruptamente, as condições de tráfego, tempo e visibilidade do Sistema Castello-Raposo.

Com acesso imediato na página inicial do site, por meio do link “Rodovia ao Vivo” ou no “Boletim de Trânsito”, os internautas podem visualizar as informações sobre as rodovias, que são atualizadas a cada minuto ou a cada alteração de dado, nas 24 horas do dia, pelo Centro de Controle Operacional da concessionária.

Ao navegar pelo site, os internautas ainda têm à disposição os últimos releases (notícias) divulgados à imprensa, além de mapas, dados sobre a concessionária, informações sobre as cidades lindeiras, turismo e lazer, previsão meteorológica, pedágios, postos de serviços, entre outras.

Da Secretaria dos Transportes