Estradas: TEBE apoia a patrulha ecológica em ação ambiental em Bebedouro

Ação será neste sábado e envolverá 40 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 18 anos

sex, 09/06/2006 - 21h08 | Do Portal do Governo

A Concessionária de Rodovias TEBE S/A apóia a Patrulha Ecológica que, neste sábado (10/06), entre as 8h30 e 11 horas, realiza ação ambiental em Bebedouro/SP. O movimento, que envolverá cerca de 40 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 18 anos, acontecerá nos principais cruzamentos da área central do município.

De acordo com João Antônio dos Reis Gandra, o “Janjão”, vice-presidente e coordenador da Patrulha Ecológica, a proposta do movimento é conscientizar os motoristas sobre os riscos e impactos da poluição.

“O nosso objetivo é atingir o público primário, ou seja, as pessoas que, potencialmente, podem jogar objetos ou resíduos nas ruas da cidade. Afinal, o lixo jogado nas ruas segue pelos bueiros e vai parar nos rios e córregos do município”, afirma Janjão.

Para atingir esse objetivo, os membros da Patrulha Ecológica distribuirão cerca de mil sacolas de lixo para câmbio de veículos e exibindo faixas com mensagens de conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

Patrulha Ecológica

A Patrulha Ecológica, criada há cerca de dois anos, é um projeto que atende 112 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 18 anos, de bairros da periferia de Bebedouro. Por meio de atividades práticas, realizadas aos sábados, o projeto oferece aulas de educação física, música, cidadania e educação ambiental.

“Trabalhamos com crianças e adolescentes que possuem uma realidade semelhante e sofrem a mesma carência social. Dessa forma, procuramos demonstrar que eles possuem condições de melhorar a qualidade de vida de suas famílias, de seu bairro e da cidade”, diz Janjão.

Além da ação ambiental, a Patrulha Ecológica realiza atividades como a limpeza do lago e praças de Bebedouro, mutirão contra a dengue, ambos ocorridos no início deste ano, plantio de árvores, orientação educacional e de preservação ambiental.

Conscientização e educação

A TEBE, por meio de seus projetos de responsabilidade social, fomenta e apóia as atividades de conscientização e educação ambiental nos municípios que envolvem os 156 quilômetros de rodovia de sua área de concessão.

A proposta na área de meio ambiente conta com o plantio de espécies nativas, a distribuição de sementes de árvores nas praças de pedágio e programas de educação ambiental direcionadas para os funcionários e população em geral.

Da Secretaria dos Transportes