Estrada rural de Pitangueiras recebe investimento de programa estadual

Melhor Caminho/Pontos Críticos recuperou oito quilômetros do trecho que faz ligação com as cidades de Ibitiúva e Taquaral

ter, 29/05/2018 - 15h56 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado investe continuamente na infraestrutura para auxiliar no escoamento da safra. Uma das novidades é que os produtores rurais de Pitangueiras, na região de Ribeirão Preto, terão mais facilidade para transportar os itens pela estrada PGR 323, que foi recuperada pelo Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos.

Vale destacar que, ao todo, o projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp) recuperou oito quilômetros do trecho que percorre o Bairro Córrego da Lama Preta e faz a ligação com os municípios de Ibitiúva e Taquaral. O investimento do Governo Estadual foi de R$ 898 mil.

Inauguração

A inauguração das obras, na última sexta-feira (25), contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim, o prefeito de Pitangueiras, Marcos Aurélio Soriano, e o deputado federal Arnaldo Jardim.

“A Codasp realizou uma intervenção muito importante para os produtores rurais do município. O projeto é preservacionista, pois garante cuidados com a água e o solo, facilita o escoamento da produção, o acesso da população a atendimento de saúde, transporte escolar e mais segurança”, destaca Francisco Jardim.

Parceria

De acordo com o titular da pasta, as ações entre a Codasp e os funcionários da prefeitura são primordiais para a manutenção do trecho. “A secretaria nos apoia não só com o Programa Melhor Caminho, mas com várias ações. Estamos muito felizes porque a iniciativa ajudará também o transporte das crianças à escola, beneficiando toda a população”, ressalta o prefeito de Pitangueiras, Marcos Aurélio Soriano.

“A estrada facilitará a vida do produtor e tem um cuidado muito especial para que haja o escoamento adequado das águas, que, quando bem cuidada, fertiliza e traz vida”, avalia Arnaldo Jardim, que assinou o convênio para a realização das obras quando era secretário de Agricultura e Abastecimento, em 2017.

O trabalho conjunto recebeu a aprovação dos agricultores, como, por exemplo, do produtor de cana-de-açúcar João Carlos Martins de Freitas. “Antes, gastávamos em média 45 minutos no trajeto entre as propriedades localizadas em Pitangueiras e Taquaral, Hoje, levamos 20 minutos e sobra mais tempo para as nossas atividades. É um trabalho surpreendente”, comemora.