Este é o último fim de semana do Balão do Onda Limpa no Litoral

Até agora, 20 mil pessoas participaram das atividades e 10 mil já subiram no balão

sex, 29/01/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Depois de passar o mês de janeiro passeando pelo litoral paulista, os balões do Onda Limpa chegam às suas ultimas paradas. Neste fim de semana, estarão em São Sebastião, em Bertioga e em Santos. Até agora, 10 mil pessoas já tiveram uma visão panorâmica das praias, a 40 metros de altura, em voos cativos (o balão fica preso por cabos ao solo). Para subir ao balão, é preciso levar um litro de óleo de cozinha usado ou cinco garrafas PET. As embalagens vazias serão utilizadas na tenda da Sabesp, onde as crianças e adultos interessados poderão montar brinquedos com elas. Cerca de 20 mil pessoas já participaram dessa atividade.

O PET excedente e o óleo serão encaminhados para reciclagem. O líquido pode ser usado para a produção de sabão, detergente e biodiesel, entre outros. O recolhimento do óleo é importante, pois o material é altamente contaminante: um litro dele pode comprometer até 22 mil litros de água.

O nome do balão, Onda Limpa, se refere ao programa da Sabesp e do Governo de São Paulo que prevê investimentos de R$ 1,9 bilhão para melhorar a qualidade das águas das praias e as condições de vida da população, por meio da ampliação e aperfeiçoamento dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos.

Veja a programação completa:

Litoral Norte
São Sebastião
Praia Balneário dos Trabalhadores – Centro

Litoral Sul
Santos
Praia do Gonzaga

Bertioga
Praia de Boracéia – Centro

A programação está sujeita à alteração a critério da Sabesp. As condições meteorológicas e de segurança, podem suspender o acesso ao balão. As vagas são limitadas de acordo com a ordem de chegada. Para participar do voo, as crianças interessadas devem ter mais de 1,20 m de altura.

Da Sabesp