Estado tem programas para terceira idade em várias áreas

De habitação a saúde, passando por aulas de informática, Governo tem ações voltados ao idoso

qua, 27/01/2010 - 15h25 | Do Portal do Governo

A terceira idade pode comemorar mais uma vez em São Paulo. Mais um programa do Governo foi criado na semana passada com ações voltadas para quem já passou dos 60 anos. O governador José Serra lançou o programa Quero Vida que pretende criar espaços de convivência para idosos em várias cidades do Estado. Já foram assinados convênios com 42 municípios.

O programa Quero Vida faz parte do Plano Estadual para a Pessoa Idosa e vai construir, entre outros projetos, Centros Dia, lugares para até 50 idosos, onde eles poderão passar momentos agradáveis com cuidados médicos geriátricos e enfermeiros à disposição, além de terem garantidas condições de acesso, higiene pessoal e alimentação. Tudo de forma gratuita.

Segundo o governado José Serra, os espaços do Quero Vida servirão para que diminuam os números de internações, acidentes domésticos e também irão evitar o isolamento social dos idosos que não podem ter cuidado exclusivo da família durante o dia.

Vivaleite

E não é só com centros de convivência que o Estado atende à terceira idade. O Vivaleite que oferece 15 litros de leite por mês a idosos. São 84 mil deles cadastrados no programa só na Grande São Paulo. É o Governo do Estado trabalhando pela seguridade alimentar da sua população com mais idade.

Vila Dignidade

Outro programa que procura dar um lugar tranquilo e seguro e adaptado para a terceira idade mora é o Vila Dignidade. O programa prevê a construção de núcleos habitacionais de até 24 casas para idosos com renda mensal de até dois salários mínimos.

Outras áreas

E muitas outras ações podem ser enumeradas. Nos postos do Acessa SP, há aulas de informática voltadas a idosos e acesso gratuito a internet, garantindo a inclusão digital dessa população. Na área da saúde, outro programa é o Centro de Referência do Idoso, que tem atendimento médico ambulatorial aliado a espaços de convivência, que fazem cerca de 12 mil atendimentos por mês. O governador José Serra também destaca a vacinação contra a gripe para quem tem mais de 60 anos, iniciada na época em que era Ministro da Saúde.

O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural, presidido pela primeira-dama Mônica Serra, também tem voltado sua atenção aos idosos. Há um projeto em andamento, no qual o Governo pretende criar um curso de especialização de “cuidadoras de idosos”, qualificando ainda mais as pessoas que tomam conta de pessoas na terceira idade.

Do Portal do Governo do Estado