Estado tem ferramentas para auxiliar a busca por emprego

São pelo menos quatro instrumentos online para ajudar o cidadão desempregado

qui, 25/02/2010 - 14h14 | Do Portal do Governo

O Governo Paulista coloca a disposição da população várias ferramentas que ajudam na hora de buscar um emprego. Esses instrumentos indicam vagas de trabalho, permitem comparação de salários e calculam a chance de colocação no mercado de trabalho para quem está desempregado.

A mais recente delas, o Salariômetro, foi lançada pelo governador José Serra nesta quarta-feira, 24. No site www.salariometro.sp.gov.br, a ferramenta online calcula a remuneração média de admissão das ocupações em todos os estados brasileiros. Em São Paulo, o sistema também informará o salário médio por município.

Para conhecer o valor do salário médio de admissão do cargo de interesse, o usuário preenche na internet um formulário muito simples em que informa o código da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) referente à sua profissão, além de outros dados (faixa etária, cor, gênero, escolaridade, setor e Unidade da Federação). Leia mais aqui.

Termômetro Nacional do Emprego

Outro instrumento lançado pelo Governo do Estado é o Termômetro Nacional do Emprego (www.termometrodoemprego.sp.gov.br), que calcula a chance de colocação no mercado de trabalho para quem está desempregado. Para utilizar o Termômetro, o usuário deve acessar o site e informar dados como nome, idade, sexo, escolaridade, renda familiar, há quanto tempo procura trabalho, quantas horas semanais está disposto a dedicar ao novo trabalho e em qual das seis regiões metropolitanas quer fazer a pesquisa. 

Depois disso, o sistema oferece ao usuário um resultado na forma de um número, que vai de 0 a 100, indicando a probabilidade de conseguir um trabalho. Saiba mais aqui.

Observatório do Emprego

Mais uma forma basear quem está na busca por uma colocação é o Observatório do Emprego e do Trabalho, que faz um mapeamento da situação real do mercado de trabalho no Estado. Os dados são atualizados mensalmente e podem ser acessados em www.observatorio.sp.gov.br. Além disso, eles também ajudam na formulação de políticas públicas e no combate ao desemprego.

O Observatório tem indicadores como salários, empreendedorismo, informalidade e pressão salarial (relação entre salário do trabalhador contratado e salário do cidadão demitido). Também disponibiliza informações como rotatividade, ocupações, setores que mais empregaram e demitiram e dados por gênero, idade e escolaridade. Tudo isso permite entender melhor a situação e evolução do mercado de trabalho em todo o Estado e em cada município paulista. Leia mais aqui.

Emprega São Paulo

O Emprega São Paulo – www.empregasaopaulo.sp.gov.br – é um sistema online e gratuito de intermediação de mão de obra do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). As convocações são feitas por email e mensagem SMS. Desde sua fase de teste – entre agosto e novembro de 2008 – até o momento já colocou no mercado mais e 175 mil trabalhadores. Desde março foram enviadas mais de 451 mil mensagens de texto (SMS). Conheço algumas vagas aqui.

Mutirões do Emprego

O Mutirão do Emprego é o resultado da concentração de esforços da equipe do Emprega São Paulo para atrair o maior número possível de empregadores. Iniciado em 12 de novembro de 2008, o sistema conta com mais de dois milhões de currículos cadastrados. A idéia é alavancar o número de vagas ofertadas pelo Emprega, aumentar as chances de quem está desempregado e incentivar os empregadores a buscarem profissionais por meio do sistema. Já foram realizados três mutirões, todos organizados pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. Leia mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho