Estado investe em esporte para formar novos campeões

Bolsa Talento Esportivo, CEU e Água e Jogos Abertos do Interior são alguns exemplos

sex, 22/01/2010 - 14h45 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo tem investido em programas voltados ao esporte para a formação de novos atletas. Entre eles, bolsas a esportistas e estudantes matriculados em escolas de todo o Estado que se destacam em torneios estaduais ou nacionais, dando melhores condições de treinamento aos esportistas.

Foi o que aconteceu na última quarta-feira, 20. O governador José Serra entregou o Bolsa Talento Esportivo, programa de incentivo que vai beneficiar financeiramente 400 atletas de alto rendimento e estudantes. Duzentos atletas já recebem o benefício que pode chegar a R$ 2,4 mil/mês. Até o fim do 1º semestre de 2010, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo contemplará mais 200 esportistas.  Seis paraatletas também foram beneficiados com a bolsa.

“Não queremos apenas formar campeões ou competidores internacionais. Queremos difundir a prática de esporte, que socializa, melhora a auto-estima, dá mais saúde”, enfatizou Serra na ocasião.

Tem direito ao benefício o atleta que estiver vinculado a entidades esportivas paulistas há pelo menos um ano. Os interessados não podem estar inscritos em programas semelhantes ou recebendo recursos de patrocinadores. A bolsa vale por 12 meses e é renovável. Leia mais sobre o programa aqui.

CEU e Água

Outro programa, este voltado às comunidades carentes, é o CEU e Água. No último dia 16, na piscina olímpica do clube Pinheiros, 420 crianças e adolescentes de comunidades carentes concorreram para obter o patrocínio do clube por um ano e receber treinamento em natação. Foram 10 os apadrinhados, com todas as despesas pagas. O governador José Serra premiou os vencedores.

Lançado no dia 11 de novembro de 2009, o CEU e Água visa a incentivar a prática esportiva e o surgimento de novos talentos. Para isso, conta com a participação dos nadadores profissionais Cesar Cielo e Poliana Okimoto, (patrocinados pela Sabesp) além de toda a equipe de natação profissional do Pinheiros. O projeto tem também o apoio da Prefeitura de São Paulo, da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado e da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (Fedeesp). Leia mais aqui.

Jogos Abertos do Interior

Há 73 anos, São Paulo realiza, anualmente, os Jogos Abertos do Interior. Muitos dos atletas brasileiros que participam atualmente de competições como as Olimpíadas foram revelados nessa tradicional competição. Os Jogos também servem de laboratório para os menos experientes em grandes competições. A última edição, sediada pela cidade de São Caetano do Sul, contou com a presença de 13 mil atletas.

Do Portal do Governo do Estado