Estado conclui Centros de Detenção Provisória I e II de Pacaembu

De acordo com a SAP, cada CDP tem área construída de 11.514,18 m² e capacidade para abrigar 823 detentos em regime fechado

seg, 08/04/2019 - 16h42 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai inaugurar os Centros de Detenção Provisória (CDPs) I e II de Pacaembu. As novas unidades ficam localizadas na Rodovia Vicinal Prefeito Kouitiro Sato, km 7 + 600, no município de Pacaembu, no interior paulista.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, o valor investido no empreendimento foi superior a R$ 91 milhões, dos quais R$ 43 milhões são provenientes do Governo Federal, via Departamento Penitenciário Nacional/Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Cada CDP tem área construída de 11.514,18 m² e capacidade para abrigar 823 detentos em regime fechado. A unidade será entregue já totalmente automatizada. Desenvolvido 100% por técnicos da SAP, trata-se de um sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária.

Estrutura

A nova unidade será inaugurada também com todos os equipamentos de segurança, incluindo raio-x, portal detector de metal e escâner corporal. O Centro de Detenção Provisória é um estabelecimento para presos que aguardam julgamento, projetado com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento.

A grande novidade nos novos CDPs são os pavilhões de trabalho e de serviço como cozinha industrial, em que os próprios presos preparam os alimentos, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria (setores já existentes nas penitenciárias), incluindo sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.