Estado inaugura Centro de Referência do Idoso no interior

Nova unidade vai funcionar no Hospital Estadual Dr. Francisco Ribeiro Arantes, em Itu

ter, 07/10/2008 - 9h37 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inaugura nesta terça-feira, 7, às 10h, um Centro de Referência do Idoso no interior de São Paulo. Batizado de Cantinho do Idoso, a nova unidade vai funcionar dentro do Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes, em Itu, e vai atender, inicialmente, os pacientes com hanseníase que vivem no local. A idéia é ampliar o atendimento a toda população no próximo ano.

Atualmente, residem no hospital cerca de 350 pacientes. Desse total, 75% tem 60 anos ou mais. Com objetivo de propiciar maior socialização, integração e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, o Cantinho do Idoso pretende atender cerca de 30 pacientes por dia.

Instalado em uma área de 120m2, os pacientes vão contar com apresentação de filmes, jogos interativos, livros, palestras educativas, música, atividades físicas, realização de bailes, passeios e acesso a internet. A nova unidade conta também com uma equipe de oito profissionais, entre geriatras, professores de educação física, psicólogo, assistente social e voluntários.

“Esse espaço voltado para o idoso é muito importante, principalmente para esses pacientes com hanseníase que, além de mais qualidade de vida, vão contar com diversas atividades sociais”, afirma o diretor da unidade, Sidnei Abdalla.

O Cantinho do Idoso vai funcionar diariamente, das 8h às 19h. O Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes fica na Rodovia Waldomiro Correia de Camargo, km 62 – Bairro Pirapitingui – Itu.

Da Secretaria da Saúde