Estado fará maior compra de trens de sua história

Investimento superior a R$ 5 bilhões foi anunciado nesta quarta-feira, 15, pelo governador José Serra

qua, 15/08/2007 - 17h41 | Do Portal do Governo

O governador José Serra anunciou na tarde desta quarta-feira, 15, na Estação Tatuapé, zona Leste da Capital, a maior compra de trens já realizada na história de São Paulo, desde a inauguração da linha 1 do Metrô, em 14 de setembro de 1974. Por meio de uma concorrência internacional, o governo de São Paulo vai adquirir 17 novos trens para o Metrô e outras 40 composições para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) num investimento que ultrapassa a casa dos R$ 5 bilhões.

Além disso, outros 14 trens serão incorporados ao sistema de transporte sobre trilhos na Linha 4 do Metrô, com aquisição feita pelo Consórcio Via Amarela. O cronograma de compra estabelece ainda que 28 novos trens começarão a operar nos próximos meses, conforme contratos assinados no passado. Com isso, sobe para 99 o número de trens a serem entregues até 2010, na gestão do governador Serra.

“Esse é o primeiro passo para o nosso grande objetivo: transformar a CPTM em Metrô de superfície”, afirmou o governador. Segundo ele, a política de melhoria do sistema está baseada em aumentar o conforto, a capacidade de passageiros nos vagões e diminuir o tempo de espera dos usuários, tanto nas plataformas de embarque da CPTM como nas do Metrô.

O governador de São Paulo adiantou que o programa prevê a revitalização das linhas F (Brás – Calmon Viana), linha E (Luz -Estudantes), D (Luz – Rio Grande da Serra), da CPTM, além das linhas do Metrô. “Não queria deixar de fazer este anúncio uma vez que estamos numa das mais importantes estações da zona Leste”, ressaltou Serra.

Segundo o Secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, com a chegada dos trens anunciados pelo governador o crescimento da frota ferroviária chega a 44% no caso da CPTM. No do Metrô, será de 43%. Portella garantiu que o processo de licitação começa ainda em agosto. “A contratação do fornecedor, tanto para o Metrô como para a CPTM, deverá ocorrer em janeiro”, acrescentou Portella.

O secretário informou que cada trem do Metrô terá seis carros (vagões) e os da CPTM, oito. Todos as novas composições serão dotados de ar-condicionado, para elevar o conforto dos usuários. Nos vagões haverá ainda a instalação de câmeras conectadas com os centros de segurança do Metrô e CPTM.

De acordo com a secretaria, os novos trens irão atender todas as necessidades de acessibilidade previstas na legislação, além de incorporarem sistema de detecção e combate a incêndio. A pasta esclarece também que os usuários terão à disposição painéis multimídia com o objetivo de melhorar o nível de informações.

Cleber Mata