Estado entrega 1º conjunto do Programa Vila Dignidade

Residencial projetado segundo conceito do Desenho Universal atende idosos de baixa renda

sex, 12/02/2010 - 10h11 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo entregou, nesta quinta-feira, 11, o primeiro condomínio do Programa Vila Dignidade, criado para garantir moradia digna e assistência social à população idosa de baixa renda. O residencial, com 22 casas, foi projetado segundo conceito do Desenho Universal, que permite facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.

Projetado com parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, as casas do Programa Vila Dignidade têm um dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Todas as moradias possuem itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes.

Recursos de acessibilidade também foram instalados nas áreas comuns do condomínio para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto aos novos moradores. Os conjuntos têm projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e contam, ainda, com salão para atividades diversas, como festas, reuniões e cursos.

A vila conta também com um posto do Acessa São Paulo, da Secretaria de Gestão Pública. O local terá acesso a internet e monitores para contribuir não só com a inclusão digital, mas com o desenvolvimento social dos idosos.

Os beneficiados foram indicados pelo Conselho Municipal de Idosos. Para participar é preciso ter 60 anos ou mais, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos, ser independente para a realização das tarefas diárias, ter renda mensal de até dois salários mínimos e morar pelo menos há dois anos no município.

Além das moradias, os idosos terão assistência social e atividades socioculturais e de lazer, numa ação conjunta das secretarias da Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), de Economia e Planejamento, da Cultura, da CDHU, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com as prefeituras paulistas.

Na ocasião, também foi entregue um novo conjunto habitacional para Avaré. Construído ao lado do condomínio Vila Dignidade, o empreendimento tem 190 casas e foi viabilizado em parceria com a prefeitura, que doou o terreno. Ao todo, o governo do Estado investiu R$ 6,6 milhões nos dois empreendimentos.

Parceria com Municípios

Já está em licitação a construção de condomínios do programa em Caraguatatuba, Itapeva, Itapetininga, Ituverava, Limeira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, totalizando 156 imóveis. Está programada ainda a implantação do Vila Dignidade em Araraquara, Bauru, Cotia, Cubatão, Jaú, Jundiaí, Marília, Mogi Mirim, Santos, São José dos Campos e Tupã.

As 190 casas que serão entregues, possuem 43,18m² de área construída e contam com itens do novo padrão de construção da CDHU, como pé-direito ampliado de 2,4 para 2,6 metros, aquecedor solar, piso cerâmico em toda a casa e azulejos na cozinha e banheiro, entre outros. O empreendimento é resultado de uma parceria com o município e as famílias beneficiadas. A CDHU repassou os recursos para a prefeitura, que doou o terreno e administrou as obras. Os futuros moradores, selecionados por sorteio público, participaram da edificação dos imóveis.

O prazo para quitar o financiamento habitacional é de 25 anos. As prestações serão subsidiadas pelo governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários vai desembolsar 15% dos rendimentos. Em Avaré, 93% das famílias que vão morar nesse conjunto estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 69,75.

Da Secretaria da Habitação/CDHU