Estado de SP entrega 106 casas para famílias da cidade de Capivari

Empreendimento da CDHU conta com recursos de R$ 18,7 milhões e é viabilizado pelo Programa Morar Bem, Viver Melhor

sex, 11/05/2018 - 13h27 | Do Portal do Governo

Os moradores do Conjunto Habitacional Vereador Ismael Sanches (Capivari D), em Capivari, no interior paulista, receberam as chaves de 106 unidades habitacionais nesta sexta-feira (11). A entrega dos imóveis foi realizada pelo governador Márcio França.

A obra é fruto de convênio com a prefeitura da cidade, por meio do Programa de Parceria com Municípios do Estado de São Paulo.

“Entregamos hoje 106 casas aqui em Capivari. Nós estamos completando 120 mil casas em São Paulo, de um total de 132 mil que entregaremos até o fim deste ano. O Estado é o único que reserva 1% do ICMS para a habitação”, destaca Márcio França.

Viabilizado pelo Programa Morar Bem, Viver Melhor, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), o empreendimento conta com investimento de R$ 18,7 milhões. No total, o projeto terá 224 casas. A entrega das demais 118 unidades está prevista para novembro.

O prazo de financiamento dos imóveis será de até 30 anos. Além disso, as prestações receberão subsídio do Governo do Estado, sendo calculadas segundo a renda familiar. Assim, pagarão o equivalente a 15% dos rendimentos as famílias que receberam entre um e três salários mínimos (75% dos contemplados).

Infraestrutura

Com 56,67 m², as casas têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. O residencial já será entregue com infraestrutura completa: pavimentação, paisagismo, redes de água, esgoto e elétrica, sistema de drenagem e iluminação pública.

Concorreram ao sorteio realizado em novembro passado as famílias constituídas por casamento civil, religioso ou união estável, uniões homoafetivas, afetivas, monoparentais, anaparentais e pessoas que vivem sozinhas, desde que tenham mais de 30 anos.

Além disso, era preciso ter renda familiar de um a dez salários mínimos, residir ou trabalhar no município há pelo menos cinco anos, não ser proprietário de imóvel, não possuir financiamento habitacional e não ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais.

“A gente ficou muito feliz, vai ser de grande benefício para nossa família, pro meu sobrinho também, pra minha filha, a gente vai desfrutar toda família bastante unida”, comemora a moradora Mariana Amaral.

Investimentos

O Governo Estadual conta com vários projetos voltados à habitação. O Programa Morar Bem, Viver Melhor engloba a totalidade de investimentos no setor, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida para as famílias atendidas.

Criada pelo Governo do Estado em 2011, a Agência Casa Paulista estimula a habitação de interesse popular e acelera o atendimento à demanda habitacional em território paulista. Classificada como marco de mudança na política habitacional em São Paulo, a iniciativa estabelece parcerias, capta recursos junto a governos e agentes financeiros.

Além disso, o projeto destina apoios e microcréditos para viabilizar ou melhorar as condições de moradias para famílias de baixa renda, especialmente entre um e cinco salários mínimos.