Governo autoriza contratação de 5,4 mil soldados para a Polícia Militar

Serão abertos dois editais para os concursos, com 2.700 vagas cada; medida será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE)

sex, 29/03/2019 - 11h19 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria autorizou nesta sexta-feira (29) a abertura de concursos para a contratação de 5,4 mil soldados de 2ª classe para a Polícia Militar. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa após reunião de secretariado nesta manhã, no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi. “A PM de São Paulo já é reconhecida como a melhor PM do país e há muitos anos aguardava pela oportunidade de fazer a convocação de mais futuros policiais militares”, disse Doria.

O objetivo é programar a reposição do efetivo por meio de um planejamento dos próximos anos. Foram autorizados dois concursos para selecionar 2.700 soldados cada, previstos para maio e novembro de 2020.

“Isso demonstra gestão e ação concreta do Governo para completar o efetivo”, afirmou o Secretário Executivo da Polícia Militar da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Álvaro Batista Camilo.

O soldado atua diretamente nas ruas, nos diversos programas de patrulhamento preventivo e ostensivo. A remuneração inicial é de R$ 3.143,70, já com o adicional de insalubridade (R$ 691,64).

Sobre o curso de formação

A formação do soldado no Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, na Escola Superior de Soldados (ESSd), tem um ano de duração com mais de 1.500 horas de aulas.

São 49 disciplinas dos módulos básico e específico, entre elas Direitos Humanos, Criminalística, Tiro Defensivo pela Preservação da Vida, Defesa Pessoal, Inteligência Policial, Medicina Legal e Doutrina de Polícia Comunitária.

Reforço no efetivo

No dia 15 março o Governo anunciou a nomeação de 590 soldados de 2° classe remanescentes de concurso anterior. Ainda há concursos em andamento para o preenchimento de 5,4 mil para soldados e 270 para alunos-oficiais.