Estado de São Paulo recebe a 50ª Creche Escola deste ano

Unidade localizada em Olímpia tem capacidade para 130 crianças de 0 a 5 anos; projeto foi feito em parceria com a Prefeitura

sáb, 28/12/2019 - 18h13 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação do Estado inaugurou a 50ª unidade do programa Creche Escola em 2019, no município de Olímpia, no interior de São Paulo. Para a construção do prédio, o Governo de São Paulo investiu mais R$ 1,7 milhão, em parceria com a Prefeitura local.

A EMEB Tio Barnabé tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos e conta com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A nova unidade também respeita todas as normas de segurança e acessibilidade.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida. A Educação efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

“O envolvimento de todos é superimportante no desenvolvimento e educação das crianças e temos que incentivar isso com a participação de toda a comunidade para repensarmos o futuro desses jovens”, pondera Leandro Damy, presidente da FDE. Com o projeto, o Governo Estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

“Sempre focamos nas áreas que mais precisam de creches, pautada em uma avaliação seguindo critérios socioeducacionais. É um orgulho estarmos aqui inaugurando mais uma creche nesta região”, explica Rossieli Soares, secretário da Educação.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 381 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 232 estão em execução.