Estado amplia políticas para pessoas com deficiência

Programas focam em conforto, qualidade de vida e acessibilidade

qua, 17/02/2010 - 15h10 | Do Portal do Governo

O Governo paulista se preocupa em dar qualidade de vida e conforto às pessoas com deficiência. Por isso, na última sexta-feira, 12, mais um programa nesse sentido foi lançado pelo governador José Serra. Trata-se do Praia Acessível, que irá disponibilizar cadeiras de rodas anfíbias em cidades do litoral, garantindo o pleno acesso das pessoas com deficiência às praias paulistas. Além desse projeto, a CDHU também tem se empenhado em construir casas adaptadas a necessidades específicas e o metrô está providenciando a instalação de pisos táteis que conduzem o usuário portador de qualquer grau de deficiência visual do corredor da estação até a porta do vagão.

Praia Acessível

Entre os dias 15 de fevereiro e 31 de março, a Secretaria disponibilizará cadeiras de rodas anfíbias nas cidades de Santos, Praia Grande e Ilha Bela. O serviço ficará disponível de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Para utilizar as cadeiras de rodas, é necessário apresentar os documentos do usuário e acompanhante, além de preencher um Termo de Responsabilidade. O serviço fica disponível em função da boa condição do mar.

O equipamento só pode ser utilizado com acompanhamento facilitador ou acompanhante, independentemente da condição física do usuário. A cadeira possui rodas largas para evitar o afundamento na areia e dispõe de uma barra para auxiliar a movimentação na areia ou entrada e saída da água. Após diversos testes com o protótipo da cadeira, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência pretende, em um primeiro momento, encomendar 100 equipamentos, que serão entregues aos municípios litorâneos. Leia mais e veja fotos aqui.

CDHU

Uma parceria entre as Secretarias da Habitação e dos Direitos da Pessoa com Deficiência determina a implantação do Desenho Universal em todos os empreendimentos da CDHU. Com isso, nas áreas comuns dos conjuntos habitacionais, será avaliada a implementação de obras que facilitam o acesso de pessoas com deficiência. Está prevista a instalação de rampas, pisos antiderrapantes e com diferença de textura, barras de proteção, cores contrastantes, guias rebaixadas para travessia de ruas, sistemas de comunicação adequados, oferta de atividades de lazer e espaços de convivência inclusivos.

Dentro das casas e apartamentos, as principais mudanças em estudo são portas e corredores com largura de 90 cm, espaço para manobra de cadeira de rodas na cozinha e no banheiro, interruptores e tomadas em alturas adequadas para todos os usuários, interruptores paralelos para os quartos e corredores, campainha com sinais sonoros e luminosos e área reservada para instalação de elevadores. Leia mais aqui.

Inclusão nos serviços públicos

Dos 4,2 milhões de pessoas com deficiência no Estado de São Paulo, 2,6 milhões têm deficiência visual. O Projeto Leitura, no posto do Poupatempo em Itaquera, zona leste de São Paulo, presta serviços a este segmento da população. O projeto proporciona acesso às informações que não são publicadas em Braille ou em livro falado. Os cidadãos levam diferentes materiais para serem lidos, como livros didáticos, apostilas de cursos, revistas, cartas, resultados de exames e receitas médicas, por exemplo. Voluntários do programa Escreve Cartas foram especialmente treinados para fazer este atendimento, que acontece às quartas-feiras em uma sala de leitura com isolamento acústico no posto de Itaquera.

As pessoas com deficiência visual também são o público-alvo dos cursos de capacitação profissional no posto do Acessa SP em parceira com a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva), na Vila Clementino, zona sul de São Paulo. Os dez computadores do posto são equipados com o Virtual Vision, um programa sintetizador de voz que permite a navegação pelo ambiente Windows.

A deficiência auditiva, caracterizada pela incapacidade ou dificuldade permanente de ouvir, atinge mais de 984 mil paulistas, segundo o IBGE. Para atender à população com deficiência auditiva, todas as 15 unidades do Programa Poupatempo estão aptas a realizar o atendimento aos cidadãos por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) utilizada para comunicação entre pessoas com deficiência auditiva. Leia mais aqui e aqui.

Metrô

O Plano de Expansão São Paulo prevê a implementação de diversas medidas que facilitam a acessibilidade na rede do Metrô. Entre as adaptações previstas estão a instalação de pisos táteis que conduzem o usuário portador de qualquer grau de deficiência visual do corredor da estação até a porta do vagão. Até o final de 2010, o Governo de São Paulo vai concluir todas as intervenções necessárias na rede metroviária.

Entre as ações para reorganizar o espaço físico das estações, o Metrô vai instalar 25 elevadores e 32 plataformas elevatórias para ajudar deficientes físicos e visuais a se locomover. Novas escadas rolantes serão colocadas ou adequadas e as laterais dos degraus e o piso dos equipamentos vão receber sinalização. A medida vai evitar que os usuários coloquem seus pés muito próximos ao rodapé. Já a sinalização de alerta no piso vai auxiliar pessoas com baixa visão porque destaca o limite entre a parte móvel e a parte fixa, o que diminui nos acidentes nessa região das escadas. O Plano de Expansão prevê ainda a instalação de informações táteis para orientar deficientes visuais sobre a utilização das plataformas de elevação e dos elevadores instalados nas estações. Leia mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Gestão Pública e do Metrô