Estações do Metrô estarão repletas de atividades culturais em março

Música, artes plásticas, fotografia e cinema estão na programação do projeto Linha da Cultura da Companhia do Metropolitano

sex, 01/03/2019 - 15h27 | Do Portal do Governo

Ao longo do mês de março, o Metrô de São Paulo receberá diversas atrações culturais. Música, artes plásticas, fotografia e cinema estão em pauta. A programação é parte do projeto Linha da Cultura.

A estação Tatuapé, da linha 3-vermelha, recebe a exposição “Carnaval SP: Ontem & Hoje”, do fotógrafo Mauricio Coutinho, que fica em cartaz até o fim do mês. São apresentadas 28 fotografias que homenageiam o espetáculo do Carnaval de São Paulo. As fotos são retratos antigos e atuais da folia, para destacar a importância histórica dessa vertente da nossa cultura popular.

Já a mostra “Ser Mulher”, do fotógrafo Thiago Gimenes, estará exposta, a partir do dia 8 de março, na estação Sé em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As imagens trazem mulheres de vários estilos para dizer em três palavras o que é ser mulher na visão de cada uma delas. A obra tem como objetivo mostrar que cada mulher é única, mas todas têm muito a conquistar.

No dia 10, a estação Luz, da linha 1-azul, recebe a exposição fotográfica “Cine Mu(n)do”, que reúne 17 painéis com imagens do jornalista e fotógrafo Sérgio Poroger, que retrata o cinema no cotidiano de diversas cidades do mundo e traz personagens que são essenciais na exibição de filmes como pipoqueiros, bilheteiros, projecionistas, trocadores de letreiro de cinemas antigos e de fachadas.

Toda a curadoria dessa atração é feita pelo fotógrafo Bob Wolfenson e estará na estação até dia 31.

Linha verde

Em cartaz nas estações Alto do Ipiranga, Paraíso e Clínicas, da linha 2-verde, a partir do dia 10, a mostra “Olhares Cruzados Imagens de Duas Culturas” leva aos passageiros 36 fotografias de uma iniciativa da Câmera de Comércio Brasil-Canadá.

O conteúdo é resultado de viagens de dois fotógrafos, um canadense e um brasileiro que “trocaram” de países. O brasileiro foi para o Canadá e o canadense veio para o Brasil. As imagens ressaltam a beleza dos costumes dos países visitados pelos olhares dos turistas, para trazer uma nova visão de características que passam muitas vezes despercebidas pelos moradores locais.

Outra atração é na estação Clínicas e revela o conjunto de telas “Se Liga no Traço”, que ilustra 20 gravuras inspiradas no movimento artístico Pop Art – e são de autoria do artista visual Sérgio Astral. A intenção de usar esse tipo de arte é explorar diversos seguimentos da pintura com traços envolventes e vários materiais e, com isso, capturar a atenção do espectador.

Na estação Trianon-MASP, da linha 2-verde, a vitrine que é uma parceria entre o MASP e o Metrô, vai contar com obras da artista Djanira da Motta e Silva, intituladas de “A memória de seu povo”. São gravuras que contam a história de elementos que fizeram parte da infância da artista, como amigos e vizinhos, operários e trabalhadores rurais, paisagens do interior e manifestações sociais, culturais e espirituais, como religiões afro-brasileiras, populações indígenas e danças folclóricas.

E mais…

A estação República recebe, ainda no dia 10, a exposição “Lembra, corpo?”. O projeto é do Museu da Pessoa com fotografias do acervo de famílias brasileiras recriadas em papel bordado pelo artista Nário Barbosa e contará com um espaço especial para pessoas que convivem com doenças dermatológicas. A curadoria é de Diógenes Moura e poderá ser visitada até dia 31.

Por fim, na estação São Bento, da linha 1-azul, teremos obras de alunos da FMU, orientados pelo professor de Artes Visuais Renato Pêra. A mostra “O meu não lugar paulistano” convida os espectadores a acessar as memórias afetivas que existem nesses espaços “frios” pelos quais milhares de pessoas passam diariamente, como é o Metrô. O “não lugar” é um conceito que procura falar de espaços de passagem que não se criam relações de afetividade.

Confira a programação completa da Linha da Cultura do Metrô em: http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.