Estação São Caetano da CPTM completa 124 anos de atividade

Estação foi construída em 1883 pra receber imigrantes da Itália que se dedicavam à produção de uva, batata e vinho na região.

ter, 01/05/2007 - 10h00 | Do Portal do Governo

Dia 01/05, no feriado do Dia do Trabalho, a estação São Caetano da CPTM comemora seu 124º aniversário. Atualmente, a unidade recebe mais de 19 mil usuários por dia e atende a Linha D (Luz-Rio Grande da Serra) do sistema da Companhia.

Construída pela São Paulo Railway (SPR) – primeira ferrovia instituída no estado entre 1862 e 1867 – a estação foi instalada no Núcleo Colonial de São Caetano, no ano de 1883, para receber imigrantes da Itália que se dedicavam à produção de uva, batata e vinho na região.

Já no século XX, durante a Revolução de 1924, a estação foi tomada pelo exército para realização do primeiro combate, nas suas proximidades. E em 1975, o prédio já antigo, de arquitetura tipicamente inglesa e estilo vitoriano, foi demolido para a construção de uma nova unidade que atendesse ao crescimento da região após a chegada da era industrial.

Origem do nome

São Caetano – Na segunda metade do século XIX, localizava-se na região a Fazenda São Caetano, que foi modificada por causa da implantação dos trilhos da extinta estrada de ferro São Paulo Railway. Os trens aceleraram o progresso do lugarejo, que mais tarde se transformou em município, que recebeu o mesmo nome.

O nome do santo ao território deve-se ao fato de as terras pertencerem a padres beneditinos que fabricavam entre outros artefatos, tijolos, lajotas e telhas para a construção do Mosteiro de São Bento.

A estação foi edificada em 1883, quando o Império transformou a região no Núcleo Colonial São Caetano, para acolher imigrantes italianos.

Fonte: CPTM