Estação Itaquera da CPTM recebe voluntários que escrevem cartas a pedido dos usuários

Para os participantes, ajudar a comunicação entre pessoas queridas é oportunidade de presenciar histórias comoventes

qui, 18/08/2016 - 12h47 | Do Portal do Governo

Assim como a personagem interpretada pela atriz Fernanda Montenegro no filme “Central do Brasil”, do cineasta Walter Salles, voluntários do projeto Ateliê de Memória e Narrativa do Coletivo Estopô Balaio se colocam a disposição dos usuários das estações da CPTM para escrever, em nome deles, cartas para as pessoas que lhes são queridas.

A iniciativa se inspira na obra cinematográfica que recebeu vários prêmios, entre os quais, o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Os voluntários escrevem as cartas, incluem fotos com máquinas do tipo Polaroid, e as remetem gratuitamente para os mais diferentes locais, dentro e fora do país.

Pode parecer anacrônico numa época em que as cartas perdem espaço para as novas tecnologias, como o email e aparelhos de comunicação remota. Mas enviar cartas ainda é uma das formas mais acessíveis e sentimentais de expressão das pessoas. Para os participantes do Coletivo Estopô Balaio, que realizam esse trabalho, é gratificante ouvir as histórias comoventes dos usuários.

O projeto deixa a Estação Ferraz de Vasconcelos, Linha 11-Coral, na quinta-feira (18) e vai para a Estação Itaquera da CPTM, Linha 12-Safira, onde permanece durante as quintas-feiras, dias 25 de agosto, 1º, 8 e 15 de setembro,  das 10h às 13h.

SERVIÇO
Ateliê de Memória e Narrativa do Coletivo Estopô Balaio
Estação Ferraz dos Vasconcelos, Linha 11-Coral
Quintas-feiras, dias 25/08, 01,08 e 15/09, das 10h às 13h

Do Portal do Governo do Estado