Estação Francisco Morato terá ação de combate ao abuso sexual infantil

Iniciativa que acontece neste sábado (18), entre 8h e 17h, tem como objetivo sensibilizar a população sobre a temática

sex, 17/05/2019 - 15h16 | Do Portal do Governo

Em homenagem ao Dia Mundial de Combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, da CPTM, receberá uma ação de conscientização neste sábado (18), das 8h às 17h.

O usuário que passar pela estação poderá conferir os trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal de educação, que estarão expostos com o objetivo de sensibilizar a população sobre a temática. Vale lembrar que o principal canal de denúncia é o Disque 100.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que, entre 2011 e 2017, houve um aumento de 83% nas notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes. Levantamento recente, realizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, revelou que 90% dos casos acontecem no círculo familiar.

Compromisso

A CPTM possui o selo de Empresa Amiga da Criança pela Abrinq (Fundação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), concedido às companhias que mantêm o compromisso de promover ações em benefício das crianças e adolescentes, como a formação profissional e o acesso ao emprego seguro para adolescentes, além de não explorar o trabalho infantil e não perpetuar sua cadeia produtiva.

A ação é uma iniciativa da prefeitura de Francisco Morato e tem apoio da CPTM, que abre espaços nas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.