Estação Experimental de Santa Rita do Passa Quatro recebe plantio de mudas nativas

Atividade envolveu diversas espécies, como o jequitibá-rosa, árvore símbolo do Estado de São Paulo e ameaçada de extinção

seg, 09/03/2020 - 10h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Instituto Florestal/Acervo Estação Experimental Santa Rita do Passa Quatro

A Estação Experimental de Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo e vinculada ao Instituto Florestal, foi palco, em 20 de fevereiro, de um plantio de mudas de jequitibá-rosa. A árvore é símbolo do Estado e está ameaçada de extinção.

A atividade teve a participação dos alunos da Escola Municipal CAIC Laura Suriani Barbuio. Na mesma semana, já havia sido realizada uma visita na escola para explicar sobre a atividade do plantio e os benefícios para a proteção dos recursos hídricos da unidade.

No dia do evento, os alunos visitaram a área do horto e aprenderam mais sobre a diferença entre espécies nativas e exóticas, além dos benefícios do plantio. Logo após, em conjunto com os professores e a diretora da escola e com auxílio dos técnicos da unidade, os estudantes plantaram cerca de 25 exemplares de jequitibá-rosa, com mais de dois metros de altura.

Vale destacar que as mudas são netas do Patriarca, jequitibá-rosa do Parque Estadual de Vassununga, que se destaca pelo porte de 40 metros de altura e 4 de diâmetro do tronco. A Unidade de Conservação também se localiza no município de Santa Rita.

Espécies

Além do jequitibá, outras espécies também foram plantadas, como palmito-jussara, copaíba, ingá, pau-viola e cabreúva, totalizando 200 mudas. A intenção do plantio vai para além do aspecto educativo. A participação dos alunos é fundamental para realizar o início do reflorestamento de uma área com cerca de 18 hectares, com mudas nativas, que beneficiará a fauna e diretamente as microbacias do local.

A ação foi promovida por Isidro Márcio Rigo e Nelson Donizetti Corrêa, que atuam na unidade há 25 anos, além do funcionário biólogo André Luis de Lucca e da estagiária Fernanda Marques, que contribuíram com as atividades do evento.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo telefone (19) 3582-1807.