Estação Experimental de Itapetininga recebe cerca de 2,7 mil alunos em 2019

Programa ‘Pé na mata, Pé no mato’ trabalha educação ambiental com estudantes de Ensino Fundamental do município

qua, 11/12/2019 - 17h45 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Instituto Florestal

O programa de educação ambiental “Pé na mata, Pé no mato”, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Educação da Prefeitura de Itapetininga, levou em 2019 cerca de 2,7 mil crianças do Ensino Fundamental para praticar atividades educativas na Estação Experimental do município, vinculado ao Instituto Florestal, órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado.

As visitas começaram iniciaram em março e se estenderam até o mês de novembro. Participaram das atividades os alunos do 4° e 5° ano da rede municipal de Itapetininga, além de escolas estaduais e particulares.

Monitoria

A Estação Experimental de Itapetininga é gerida pelo Instituto Florestal e possui 6.706 hectares de área preservada coberta de vegetação natural como matas ciliares e cerrado, bem como o plantio de pinus e eucalipto. A Prefeitura oferece oito monitores para fazer o acompanhamento das unidades de ensino.

“Esse tipo de atividade é muito importante não só para a conscientização ambiental da criança, mas também para a preservação futura da unidade de conservação”, comenta o diretor-geral do Instituto Florestal, Luis Alberto Bucci. Esse é o segundo ano do programa que usa a educação ambiental como ferramenta de inclusão social, envolvendo projetos sociais, instituições públicas e ONGs.

As visitações envolvem dinâmicas com conteúdo de sensibilização socioambiental, passeio por trilhas, plantio de árvores nativas, aulas sobre equilíbrio ambiental, florestas nativas e a importância para nossas vidas, ciclo da água e conscientização do uso, sequestro de carbono, aquecimento global, características da mata atlântica, cerrado, além de características e curiosidades das espécies nativas da Estação Experimental de Itapetininga.