Estação Elevatória de Esgoto Pomar ficará pronta no fim do mês

A estação elevatória integra a segunda fase do Projeto Tietê

ter, 21/08/2007 - 12h46 | Do Portal do Governo

Instalada no Rio Pinheiros (altura da Usina de Traição), a Estação Elevatória de Esgoto Pomar ficará pronta no final do mês e levará os esgotos coletados na região sul da capital até o interceptor de Pinheiros, que os encaminhará à Estação de Tratamento de Barueri. Assim que a nova estação estiver em operação, impedirá que esses esgotos sejam jogados no Rio Pinheiros e alcancem o Rio Tietê.

A estação elevatória integra a segunda fase do Projeto Tietê, o maior programa de saneamento básico brasileiro de coleta e tratamento do esgoto produzido pelos 18 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo. Foram investidos mais de R$ 20 milhões na obra, pequena parte dos recursos totais destinados ao projeto – US$ 1,5 bilhão.

De 2007 e 2008, a vazão média da Estação Pomar será de 2,20 metros cúbicos por segundo e sua capacidade poderá atingir 11 metros cúbicos por segundo. Na primeira fase de funcionamento serão atendidos os bairros Grajaú, Cidade Dutra, Pedreira, Socorro, Jardim São Luiz, Cidade Ademar, Campo Grande, Campo Limpo, Santo Amaro e Itaim-Bibi. Quando aumentar sua capacidade, atenderá regiões mais periféricas dos bairros do Campo Limpo, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro e Cidade Ademar.

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)