Estação Alto do Ipiranga do Metrô foi inaugurada neste sábado

Atualizado às 17h22 Depois de uma semana em operação assistida, a estação Alto do Ipiranga da Linha 2 – Verde do Metrô (Vila Madalena – Alto do Ipiranga) começou a […]

sáb, 30/06/2007 - 16h17 | Do Portal do Governo

Atualizado às 17h22

Depois de uma semana em operação assistida, a estação Alto do Ipiranga da Linha 2 – Verde do Metrô (Vila Madalena – Alto do Ipiranga) começou a funcionar para valer neste sábado, 30, com a inauguração oficial. Agora, com um total de 11 estações, a Linha 2 passará a atender uma demanda diária de 380 mil passageiros – 40 mil a mais.

A cerimônia contou com a presença do governador José Serra, que embarcou na estação Imigrantes e desembarcou na Alto do Ipiranga, cujas cores seguem as da bandeira brasileira, exatamente às 11h18 ao som da música Aquarela do Brasil. 

“É grande a nossa alegria em entregar essa estação. Mas ela vai ser apenas o ponto de partida. Porque daqui nós vamos chegar até a Vila Pudente”, disse José Serra, referindo-se ao novo trecho da Linha 2, que terá 4,3 quilômetros, três estações (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente) e deve ser concluído em 2010, com investimento de R$ 1,9 bilhão.

As obras de expansão da Linha 2 entre as estações Ana Rosa e Alto do Ipiranga, trecho de 3,4 quilômetros, tiveram início em março de 2004, na esquina das ruas Vergueiro e Carlos Petit, na Vila Mariana. Dois anos depois, foram entregues as estações Imigrantes e Chácara Klabin. A estação Alto do Ipiranga foi construída no tempo recorde de 22 meses. Nesse trecho, o Governo do Estado investiu R$ 954 milhões.

Presentes à inauguração, os ex-governadores Geraldo Alckmin e Cláudio Lembo foram saudados por José Serra. “Eles estão aqui porque tocaram essa obra: o Alckmin começou e avançou bastante, o Lembo levou até o final”, disse Serra. “Quero destacar aqui a continuidade administrativa, que faz com que os projetos se realizem melhor. Cada um que entra melhora, aperfeiçoa e a administração pública avança”, afirmou Geraldo Alckmin.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ressaltou a importância do Metrô para a cidade. “Ele transporta quase 3 milhões de pessoas diariamente. Isso quer dizer que quase um terço de São Paulo passa pelo Metrô todos os dias. É evidente que cada nova estação, cada quilômetros de trilhos a mais se traduz em conforto para os paulistanos”, disse ele.

Uma importância que o secretário José Luiz Portella retratou em um relato emblemático. “Sábado passado, vim  até aqui ver como estava a conclusão das obras dessa estação. Subindo as escadas, passei por um casal aqui do bairro que tinha vindo conhecer a estação. Sem saber de minha ligação com a obra, a senhora me olhou e disse sinceramente emocionada: ‘há 40 anos ouço falar que iam fazer essa estação, não pensava que a veria pronta’. E deu um sorriso feliz de realização. Isso é o Metrô de São Paulo, parte da vida e do orgulho paulista”, contou Portella.

Alto do Ipiranga

Os moradores do Ipiranga têm ainda outros motivos para se orgulhar da estação que ganharam. Com previsão de receber 40 mil passageiros por dia, a Alto do Ipiranga foi construída com uma nova concepção arquitetônica, que resultou na economia de recursos nas desapropriações.

Tem uma cúpula de vidro que garante a entrada de luz e ventilação naturais. Com isso, os custos de implantação e manutenção do sistema de ventilação foram reduzidos em 50%. As escadas rolantes que levam até a plataforma, 25 metros abaixo do nível da rua, funcionam com velocidade reduzida quando não há usuários sobre elas. Outro detalhe que garante uma boa economia em energia elétrica.  “Além disso, é uma estação inteiramente adaptada aos deficientes físicos, com piso tátil e elevadores”, destacou o governador José Serra.

Após a cerimônia de inauguração, a Alto do Ipiranga entrou em operação comercial e funcionará como as demais estações, até às 24 horas. A partir de domingo, opera no horário normal do Metrô, das 4h40 às 24 horas.

Novos investimentos

O Secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, aproveitou a inauguração para falar sobre os novos investimentos do Governo do Estado na área de transportes sobre trilhos.

“Seguindo determinação do governador José Serra, vamos construir até 2010 mais 18 quilômetros de metrô subterrâneo e 160 quilômetros de metrô de superfície”, disse Portella.  “Isso significa que o Metrô, que até agora cresceu 1,5 quilômetro por ano, vai quadruplicar. Vamos chegar a praticamente 240 quilômetros de linhas com qualidade metroviária até 2010”.

Serra lembrou que o projeto de modernizar e transformar as linhas da CPTM em metrô de superfície começou no governo Mário Covas. “Nós vamos continuar com isso e pisar no acelerador”, afirmou.  “Para vocês terem uma idéia, vamos comprar 89 composições ferroviárias para São Paulo. É um recorde na nossa história, para dar conforto, reformar as linhas, as estações”, disse.  “Tirando as questões sociais, o transporte é o problema número 1 de São Paulo. E nós estamos enfrentando isso de maneira muito decidida”.

I.P.