Esportes: Termina I Olimpíada Esportiva da Febem

Cerca de 500 jovens atletas de diversas unidades da instituição disputaram um lugar no pódio da competição

seg, 05/06/2006 - 18h57 | Do Portal do Governo

A I Olimpíada da Febem entrou para a história como um dos maiores eventos esportivos que a Fundação realizou, no ano de 2006. Grandioso também foi numero de adolescentes que participaram. Nos últimos dias 1,2,3 e 4 de junho, cerca de 500 jovens atletas de diversas unidades da instituição disputaram um lugar no pódio da competição, que aconteceu no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, em São Paulo. O local, durante os dias de jogos, foi transformado em uma verdadeira Vila Olímpica.

A grande campeã da I Olimpíada da Febem foi a unidade de internação 16, do Complexo Tatuapé, que no ultimo dia de competição ganhou quatro medalhas de ouro, no atletismo. O grande destaque foi o adolescente K.S., da UI16, que venceu os 5.000 metros, além correr 10.000 na maratona de São Paulo. A unidade de Iaras ficou com a segunda colocação no quadro geral, com 6 medalhas, e a unidade de Ribeirão Preto, por fim, com terceira colocação, com  4 medalhas.

Abertura 

A solenidade de abertura dos jogos contou com a presença da presidente da Febem, Berenice Giannella, do vice-presidente, Mansueto Lunardi, da chefe de gabinete, Carmem Argarate,  do secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Antonio de Alcântara Machado Rudge, e da a secretária de Justiça, Eunice Prudente, além de diretores de unidades e autoridades convidadas.

Para abrilhantar a cerimônia, houve uma série de apresentações circenses, com muita música, coreografias e olodum. As apresentações foram feitas por internos das unidades de Sorocaba, Araraquara e Guarujá, que foram saudados pelo ex-jogador de vôlei, Montanaro.

“Espero contribuir de alguma maneira para que todos os adolescentes percebam o esporte e a cultura como uma das melhores ferramentas educacionais, e adotem ambas como uma filosofia de vida”, comentou Montanaro.

Encerramento 

A solenidade de encerramento dos Jogos Olímpicos aconteceu no domingo, dia 4 junho, e contou novamente com a presença da presidente da Febem, Berenice Giannella, que parabenizou todos os participantes e a comissão organizadora, pelo excelente trabalho realizado durante os quatro dias de competição. “A realização desta Olimpíada tem como objetivo trazer aos adolescentes a questão da cidadania, o respeito ao próximo, trabalho coletivo e a importância de se preparem fisicamente para uma competição esportiva”, conclui Berenice Giannella.

A ultima prova da olimpíada foi a corrida de 5.000 metros, vencida pelo jovem C.S. da UI16, do Complexo Tatuapé. Desde abril, cerca 3.200 jovens se preparão para competir em várias modalidades esportivas. A fase classificatória contou com a participação de 40 unidades de todo Estado, que aconteceu nas cidades de Araçatuba, Lins, São Paulo e Ribeirão Preto. Desse total, 500 internos se classificaram, de 25 unidades.

As 11 modalidades esportivas disputadas pelos adolescentes foram: atletismo, basquetebol, voleibol, futebol de salão, futebol de campo, handebol, natação, pebolim, tênis de mesa, dama e xadrez.

Unidades participantes: Araçatuba (UI/UIP Araçá),Araraquara (UI/UI Araraquara), Guarujá (UI/UIP Guarujá), Iaras (UI Rio Novo e UI Três Rios), Itaquaquecetuba (Internato Itaqua); Lins (UI Rio Dourado), Marília (UI/UIP Marília), Ribeirão Preto (UI Rio Pardo e UI Ribeirão Preto), São José dos Campos (Centro Socioeducativo Tamoios),Sorocaba (UI/UIP Sorocaba), São Vicente (UI/UIP Cidade de São Vicente),Campinas e São Paulo.

Da Febem