Esportes: Jogos de Policiais e Bombeiros têm inscrições até sábado

Cerca de oito mil atletas de 110 países passarão por São Paulo, entre 21 de julho e 1º de agosto

qua, 28/06/2006 - 10h05 | Do Portal do Governo

A 17ª edição dos Jogos Internacionais de Policiais e Bombeiros ocorre, neste ano, na Capital Paulista. Cerca de oito mil atletas de 110 países passarão por São Paulo, entre 21 de julho e 1º de agosto, para a competição em 45 modalidades diferentes. O prazo para se inscrever e participar termina no próximo sábado (1).

Além das tradicionais práticas esportivas – como vôlei, basquete, futebol, handebol e tênis –, haverá a disputa por medalhas em modalidades próprias do treinamento policial, como o adestramento de cães e provas com uso de mangueira de bombeiro.

Podem participar dos jogos todos os profissionais ligados à segurança, dentre eles, policiais civis, militares, técnico-científicos, federais, guardas civis metropolitanos, agentes penitenciários, membros da Receita Federal e do Poder Judiciário. O convite à participação estende-se também aos aposentados e cônjuges.

Os interessados devem se inscrever até 1º de julho, nos Batalhões da Polícia Militar, nos grupamentos de Bombeiros ou pelo site dos organizadores www.cbepb.org.br. A inscrição para a primeira modalidade é R$ 80; e R$ 20 para cada modalidade adicional. O pagamento pode ser feito em cheque, cartão de crédito ou boleto bancário.

Abertura

A cerimônia que dará início aos XVII Jogos Internacionais de Policiais e Bombeiros será realizada no Estádio do Pacaembu, no dia 21 de julho. Os jogos serão abertos ao público para que todos possam acompanhar o desempenho dos policiais.

O evento vai muito além de disputas esportivas, de acordo com os organizadores. Ele compreenderá também atividades sociais e culturais, com a organização de simpósios, exposições e debates: uma ótima oportunidade para a integração e troca de técnicas entre os profissionais do mundo todo.

Ação social

A grande novidade dos Jogos Internacionais de Policiais e Bombeiros 2006 é a inclusão de três esportes inéditos no programa de modalidades: tiro, natação e levantamento de peso (supino).

O objetivo da iniciativa é incentivar a participação de policiais e bombeiros que tenham sofrido acidentes em serviço ou mesmo fora dele. A edição brasileira dos jogos será a vanguardista no oferecimento de modalidades para-olímpicas e contará com dois importantes apoios: do Comitê Para-olímpico Brasileiro e das Associações de Policiais e Bombeiros Deficientes de todo o Brasil.

IPA-BRASIL – Parceira importante na realização dos Jogos Internacionais de Policiais e Bombeiros 2006, a Institute Police Association é uma das responsáveis pela divulgação do evento, conforme informou o presidente da IPA-Seção Brasil, José Raymundo Nogueira dos Santos. Outras informações sobre o campeonato podem ser obtidas também no site da instituição: www.ipa-brasil.org.br.

Thaís Camargo

Da Secretaria da Segurança Pública