Especialistas em agronegócio participam de eventos na cidade de Piracicaba

Fórum Esalqshow e 62ª Semana Luiz de Queiroz começaram nesta quarta-feira (9) no município do interior de São Paulo

qui, 10/10/2019 - 20h29 | Do Portal do Governo

A 62ª Semana Luiz de Queiroz e o evento Esalqshow 2019 tiveram início nesta quarta-feira, na em Piracicaba, no interior do Estado. A solenidade de abertura reuniu autoridades acadêmicas, políticas e empresariais, além de estudantes e funcionários da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).

Vale destacar que a Semana Luiz de Queiroz é uma realização da Esalq, da Associação dos Ex-alunos da Esalq (Adealq) e da Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ). O Esalqshow – Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável é uma iniciativa da Esalq e conta com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) como parceira institucional, bem como a organização da Araiby.

Neste ano, a iniciativa, que termina na sexta-feira (11), aborda os “Desafios e oportunidades do agro brasileiro até 2030”. Para o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, os eventos permitem incentivar ações de inovação e empreendedorismo.

“Nossa missão principal é fomentar iniciativas de inovação e empreendedorismo e temos a satisfação de contar com uma delegação chinesa acompanhando o evento. Esse é um marco do início das relações com a comunidade científica chinesa. Salientamos, ainda, as presenças de representações dos Governos Estadual e Federal, o que fortalece ainda mais o papel da universidade”, enfatiza.

Fórum

O presidente do Conselho do Esalqshow, Luis Carlos Correa Carvalho, falou sobre a expectativa em relação à terceira edição do fórum. “Na lógica da evolução do evento, buscamos trazer os temas globais e nacionais importantes para o agronegócio brasileiro, transformando esse programa de maneira que a aproximação entre a Esalq, a sociedade civil e as cadeias produtivas do agro ocorra de forma organizada”, afirma.

Os atos começaram em frente ao edifício central da Esalq, com hasteamento de bandeiras e, na sequência, a instalação do Gabinete da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento. Nesse momento, o secretário de Estado, Gustavo Junqueira, transferiu simbolicamente a pasta para Piracicaba.

De acordo com Gustavo Junqueira, a Esalq é a alma da agricultura tropical. “Aqui são formados centenas de profissionais que continuadamente desenvolvem a agricultura tropical. Por muitos anos, tentamos copiar as soluções das áreas temperadas e, a partir do momento que passamos a investir e inovar, o agro brasileiro muda de rota e passa a ser o farol de toda a economia brasileira. A Esalq é o berço desses profissionais”, diz o secretário.

Integração

O secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Flávio Campestrin Batarello, ressaltou a importância da aproximação entre a universidade e o poder público. “A integração entre o poder público, o setor privado e a academia é fundamental. É o que nos ecossistemas de inovação está batizado de tripla hélice. O agro é inovação e hoje isso ocorre com a conectividade, digitalização e internet das coisas, ou seja, cátedras desenvolvidas na Esalq e na USP como um todo, com a excelência necessária”, pontua.

A abertura da 62ª Semana Luiz de Queiroz contou com a apresentação do titular da cátedra Luiz de Queiroz, Marcos Sawaya Jank, que abordou o tema “Desafios globais da agricultura brasileira”.

A solenidade também incluiu a premiação do Prêmio Novo Agro. A iniciativa é uma parceria entre o Banco Santander e a Universidade de São Paulo e representa uma forma de valorizar as atitudes e espíritos empreendedores do produtor rural brasileiro.