Especialistas alertam para os riscos da infecção urinária durante o verão

De acordo com médico de unidade da Secretaria de Estado da Saúde, pacientes devem procurar urologista para o diagnóstico

qui, 06/12/2018 - 12h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta para a importância da prevenção em relação à infecção urinária. Trata-se de um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres.

De acordo com especialistas, são vários os sintomas, como dor ou ardência ao urinar, diminuição na quantidade de urina liberada, vontade frequente de ir ao banheiro e mudança no odor da urina. Em situações mais graves, a infecção pode ocasionar febre e até a presença de sangue na urina.

Vale destacar que as mulheres devem ficar mais atentas, pois são as mais afetadas, sobretudo neste período do ano. “A infecção urinária de repetição conta com tratamento. Ao perceber os sinais, a paciente deve procurar um urologista para o diagnóstico adequado”, salienta o médico Cláudio Murta, urologista do Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini, unidade da Secretaria de Estado da Saúde.

Risco

Para a prevenção, é fundamental ingerir bastante líquido e evitar segurar a urina, o que pode reduzir a proliferação de bactérias. Outros fatores de risco envolvem alterações da flora vaginal como gestação, questões hormonais, diabetes, imunodepressão e fatores genéticos.

Além das doenças crônicas, a atividade sexual intensa pode aumentar as chances de desenvolver infecção urinária. Após a menopausa, a situação pode acontecer com mais frequência. “Outra dica importante para as mulheres é procurar sempre urinar após a relação sexual, já que a entrada de bactérias na bexiga é favorecida por qualquer fator que as empurre na direção do órgão, como o próprio ato sexual”, acrescenta o urologista.

Quando a infecção urinária não é tratada corretamente, as bactérias podem subir para o rim e gerar várias complicações, como infecção generalizada, que pode levar a óbito. Rosalva Pereira Sato, dona de casa, relata os sintomas da infecção urinária que identificou. “Apresento com muita vontade de fazer xixi. Porém, quando vou ao banheiro, não sai quase nada. Quando algo sai, são apenas pingos de urina”, explica.

Gestação

As grávidas estão mais aptas a desenvolver a infecção por causa de alterações funcionais e anatômicas (nos rins e vias urinárias) pelas quais o corpo passa. Isso favorece a multiplicação de bactérias na região e coloca em risco a vida das gestantes.

Grávida e internada no Hospital Maternidade de Interlagos, Crislene Patrícia Henrique identificou os sintomas depois de dores fortes. “Eu não era capaz de ingerir alimentos, a febre estava muito forte e a dor nos rins, intensa. Era difícil para eu me sentar ou deitar, pois ficava sem posição confortável”, revela.

O ginecologista Alexandre Nozaki, do Hospital Maternidade Interlagos, destaca os riscos de não tratar uma infecção urinária durante a gestação. “Isso pode favorecer um trabalho de parto prematuro e, como consequência, o nascimento de bebês com baixo peso, que ficam internados por mais tempo”, enfatiza.

O funcionamento dos rins da mãe também pode ser prejudicado, o que reforça a importância da hidratação. É importante frisar que a grávida precisa ingerir muito líquido, de dois a três litros por dia. Outra dica para as futuras mamães é realizar o pré-natal desde o começo da gravidez. Assim, é possível detectar e tratar a tempo qualquer infecção que o corpo apresente.

Dicas

Conheça sete dicas para se prevenir da infecção urinária em homens e mulheres:

1) Ingerir bastante água ou outros líquidos;

2) Evitar ações que diminuam o sistema imunológico;

3) Higienizar as áreas genitais antes e depois de relações sexuais;

4) Adotar uma dieta rica em fibras e ingerir sucos de frutas ácidas;

5) Evitar segurar a urina;

6) Não utilizar sungas ou biquínis molhados por muito tempo;

7) Evitar manter a bexiga cheia e urinar pelo menos de quatro em quatro horas (exceto durante a noite).