Especial HC: projeto ensina público a lidar com doenças afetivas

Hospital de São Paulo oferece palestras destinadas a pacientes, familiares e amigos

qua, 01/07/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Um projeto do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas, vinculado à Secretaria de Saúde, está facilitando a vida de familiares e pacientes que sofrem de depressão ou distúrbio bipolar. O “Programa de Doenças Afetivas” realiza encontros mensais, abertos à população e com entrada gratuita, para discutir as conseqüências das doenças.

No início do ano, a entidade traça um planejamento de palestras que se estendem de março a dezembro. O projeto, que nasceu de um projeto de mestrado de 1998, costuma reunir até 200 pessoas por encontro e oferece uma hora para perguntas da plateia ao final da apresentação, geralmente feita por dois médicos – um mais experiente e outro no começo da carreira.

“Nós abordamos temas como sintomas da doença, efeitos colaterais da medicação, postura da família e dos amigos em relação ao paciente e tempo de recuperação”, afirma Ricardo Alberto Moreno, professor Doutor do Instituto de Psiquiatria e coordenador do programa.

Segundo Moreno, uma das vantagens desse tipo de evento é a troca de informações. “Nesses encontros, os familiares discutem o problema com parentes de outros doentes e compartilham situações. Não é a mesma coisa que conversar sobre o assunto com um médico. Em que outro lugar eles poderiam ter uma oportunidade como essa?”, diz.

O alvo das palestras é o público leigo, mas a aceitação foi tamanha que até outros médicos começaram a frequentar o programa. “É comum profissionais da área da saúde, como psicólogos e médicos de outras áreas, comparecerem. Porém, tivemos que restringir a entrada deles para dar mais espaço ao público em geral”, afirma Moreno.

Na sexta-feira, 19, a médica Rosilda Antonio e a fisioterapeuta Janette Canales apresentam a palestra “Comportamentos que promovem qualidade de vida em portadores de transtornos do humor”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3069-6648.

Recrutamento

O IPq está selecionando homens e mulheres de 18 a 55 anos que apresentem depressão para participarem de projeto de tratamento e estudo com estimulação magnética transcraniana (EMT). O indivíduo deve ter disponibilidade para vir ao IPq uma vez por semana, durante oito meses. As inscrições e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3069 8159.

Serviço
Palestra: Os aspectos psicológicos da Depressão e da Bipolaridade
Palestrantes: Érika L. de Souza e Silvia B. Keila, psicólogas
Data: sexta-feira, 17 de julho
Local: Instituto de Psiquiatria – Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – Anfiteatro do 1º andar
Horário: das 13h às 15h
Entrada gratuita
Informações: (11) 3069-6648 com Nayara