Especial HC: programas tratam pacientes com obesidade

Projeto estimula a adoção de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis

qua, 01/07/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Desde 1991, a obesidade é considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nos Estados Unidos, cerca de 65% dos adultos estão acima do peso enquanto que, no Brasil, esse índice é de aproximadamente 40%. Para orientar os obesos a melhorar a sua qualidade de vida, o Instituto de Psiquiatria (IPq) da USP promove o Programa de Atendimento ao Obeso (Prato). O projeto estimula a prática de atividades físicas e a inclusão de hábitos alimentares saudáveis às pessoas que sofrem com a obesidade.

Criado em 1993, o Prato foca aspectos sociais e emocionais do paciente e não se limita apenas à redução dos quilos em excesso. O objetivo principal é estimular a pessoa mudar seu estilo de vida. Para isso, o participante recebe orientação médica, nutricional e psicodinâmica.

Todos os meses, o Programa realiza o “Clube da Caminhada” – um encontro para portadores de obesidade com mais de 18 anos. A idéia é proporcionar ao indivíduo obeso a vivência e a prática de uma atividade física direcionada, com acompanhamento especializado, e estimulá-lo a ter uma vida saudável e emagrecer de forma consciente. A atividade ocorre nas ruas internas do Complexo Hospitalar das Clínicas e a participação é gratuita.

Outro projeto que merece destaque são as “Reuniões Psicoeducacionais” realizadas mensalmente. Destinadas a obesos, familiares e a todos os que buscam orientações sobre como desenvolver um estilo de vida mais saudável, o programa aborda a cada encontro um tema diferente e abre a discussão para a platéia.

Por fim, o Prato ainda tem o projeto “Vivência Corporal” que estimula o indivíduo a observar seu corpo e eventuais manifestações. O exercício amplia sua consciência quanto à própria imagem e possibilita uma nova relação com o corpo.

Síndrome Alimentar Noturna

Além dos programas citados, o IPq busca homens e mulheres de 18 a 50 anos portadores de síndrome alimentar noturna. Os selecionados vão participar de um grupo de tratamento e estudo que inclui avaliação médica e exame polissonográfico.

Os voluntários devem se encaixar no seguinte perfil: apresentar alimentação normal durante o dia e episódios de exagero alimentar após as 19h (inclusive ao acordar à noite para comer). As triagens são agendadas pelo telefone (11) 3069 6975.

Confira as próximas reuniões de cada projeto

Clube da Caminhada
Organização: Educadores físicos Alexandre Menegaz e Renata Pinto
Local da concentração: IPq (dentro do Complexo do HC) – Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – sala 2 – 4º andar
Data: 03 de agosto
Horário: das 10h30 às 11h30
Informações: (11) 3069-6974; www.hcnet.usp.br/ipq/prato
Entrada gratuita

Reuniões Psicoeducacionais
Coordenadora das reuniões: Dra. Anete Hannud Abdo, endocrinologista
Tema: Aprenda a reeducar seu metabolismo
Local: IPq – Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785
Data: 10 de agosto
Horário: 14h30 às 16h
Palestrante: Cristiane Ruiz Durante (nutricionista)
Entrada gratuita

Vivência Corporal
Organização: Marília Salgado Paulino da Costa, psicóloga do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do IPq
Local: prédio do Instituto de Psiquiatria – Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – sala 2 do 4º andar
Data: 24 de agosto
Horário: 10h30 às 11h30h
Entrada gratuita