Especial HC: programa acompanha dependentes em games

Instituto de Psiquiatria trata desde crianças bipolares até adultos dependentes do cigarro

sex, 03/07/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas de São Paulo possui vagas abertas para diversos tratamentos gratuitos. São projetos destinados a crianças e adolescentes que apresentam dependência em internet e jogos e jovens com transtorno bipolar ou com ansiedade. Para os adultos, há programas destinados a homens fumantes e aos portadores da Síndrome de Asperger – uma das manifestações do autismo.

Conheça os programas que possuem vagas abertas e veja como participar

Jovens dependentes de internet e jogos
O Programa Transtornos do Impulso do IPq está fazendo a triagem de jovens de ambos os sexos, com idade entre 12 e 18 anos, que apresentem dependência de internet e jogos. Os selecionados participarão de um tratamento ambulatorial com duração de 18 semanas – uma vez por semana, às quartas-feiras no período bda manhã. Os interessados podem buscar mais informações pelo telefone (11) 3069-7805 ou pelo e-mail contato@amiti.com.br.

Crianças e adolescentes com transtorno bipolar
As crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que possuam diagnóstico de transtorno bipolar e não estejam em tratamento com medicamentos podem participar do grupo de tratamento do Ipq, que também fará um estudo com neuroimagem.

Os principais sintomas da doença são euforia, alegria, energia excessivas, falta de sono, sentimentos de auto-suficiência e poder e mudanças bruscas do comportamento e humor sem razão. Mais informações podem ser encontradas pelo telefone (11) 3069-7928.

Crianças e adolescentes com ansiedade
O Ambulatório de Ansiedade na Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria (Ipq) seleciona jovens com idade entre 7 e 17 anos e meio, que apresentem sintomas de ansiedade.

São indícios da doença preocupações exageradas com desempenho escolar, nos esportes ou com pontualidade, medo anormal ao sair de casa ou ficar longe dos pais, ficar sozinho na escola, falar com pessoas desconhecidas ou de apresentar trabalhos em sala de aula e dificuldade exagerada para fazer amizades. Agendar triagem pelo tel. 3069 6978.

Tratamento para homens tabagistas
O Grupo de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria (Ipq) tem vagas abertas para homens, de 18 a 50 anos, dependentes de nicotina há pelo menos um anoe que consumam mais de 10 cigarros ao dia.

Os selecionados terão tratamento e terapia em grupo de pesquisa pelo período de 12 semanas – tudo gratuito. O agendamento de entrevistas pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, pelo telefone (11) 3069-6960 ou e-mail cljover@terra.com.br.

Programa “Estação Espacial”
Pioneiro no estudo e tratamento do transtorno do espectro autista há mais de 30 anos, o Instituto de Psiquiatria (IPq) está iniciando um programa para portadores da Síndrome de Asperger.

A doença, que é uma manifestação do autismo, apresenta características como alto funcionamento, inteligência elevada e alta capacidade. Porém, os pacientes possuem dificuldade de relacionamento e comunicação. Mais comum no sexo masculino (na proporção de uma mulher a cada dez homens), a Síndrome de Asperger representa entre 10% a 20% dos autistas.

O grupo está aberto para triagens e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3069-6509, somente às quartas-feiras, das 9h às 12h, com o Dr. Estevão Vadasz.