Especial HC: familiares de pacientes têm apoio de grupo terapêutico

Programa visa melhorar qualidade de vida dos parentes no ambiente hospitalar

qui, 02/07/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas de São Paulo criou em 2006 um grupo de terapia para os acompanhantes dos pacientes. O objetivo do projeto é amenizar o estresse ao qual estão sujeitos parentes e amigos, sobretudo quando o doente permanece internado por longos períodos.

Outro fator que contribuiu para a realização dos encontros é a situação do profissional da saúde. Ele está sujeito aos efeitos do estresse assim como as outras pessoas, mas, além disso, sobrevive com o sofrimento humano e com a perspectiva diária da morte no seu trabalho.

Coordenado pela médica ultrassonografista e psicoterapeuta Claudia Guertzenstein Angare Pereira, o projeto possui o apoio de voluntários e tem duração de dois meses. São oito encontros no total (um por semana), nos quais são desenvolvidas técnicas de relaxamento seguidas de espaço para os participantes expor situações pessoais.

O objetivo da sessão de relaxamento é atingir aspectos físicos e psicológicos, o que estimula a produção de efeitos terapêuticos. O resultado observado, com os seis grupos que já foram realizados, é que os participantes conseguem reconstruir antigos traumas e descansar. Para participar, basta procurar a coordenação da instituição.