Especial D.O.: Programa de eventos vai atuar no resgate da memória do Patriarca da Independência

Sede do governo do Estado por um dia, Santos faz homenagens a José Bonifácio

qua, 14/06/2006 - 11h24 | Do Portal do Governo

A transferência da sede do governo de São Paulo para Santos neste 13 de junho marcou o começo de um novo tempo para a memória da cidade. Realizado em homenagem ao 243º aniversário de nascimento do Patriarca da Independência, o evento deu início ao Programa Memória de José Bonifácio de Andrada e Silva, esforço empreendido pelo governo do Estado para o resgate da trajetória do ilustre santista.

O paço municipal, que leva o nome do homenageado, amanheceu enfeitado com faixas pretas, brancas e vermelhas, as cores da bandeira paulista. Além das autoridades, estiveram presentes empresários locais, alunos da rede pública de ensino, cadetes da Academia Militar do Barro Branco e representantes da Marinha, Exército, Aeronáutica, faculdades e de entidades ligadas ao programa e a atividades de pesquisa histórica. Participaram de uma programação variada, iniciada com o hasteamento de bandeiras, no prédio da prefeitura, de onde o governador despachou com secretários. O primeiro ato foi a assinatura do decreto que transferiu simbolicamente a sede do governo para a cidade natal de Bonifácio, o que está programado para acontecer todos os anos em 13 de junho.

O dia prosseguiu com outras homenagens, entre elas a apresentação da tropa da Academia Militar do Barro Branco, deposição de flores junto ao Pantheon dos Andradas (onde estão os restos mortais de José Bonifácio), discursos de autoridades e uma visitação, realizada a bordo de um bonde turístico, a locais históricos da cidade, com parada na Bolsa Oficial de Café. Na Universidade Santa Cecília, foi criado o Centro de Estudos Multidisciplinar José Bonifácio de Andrada e Silva. Ali ocorreu, também, o lançamento de um concurso nacional de monografias de nível médio sobre o personagem histórico.

Foi anunciado, também, o envio de um projeto de lei para a Assembléia Legislativa, que determina o repasse definitivo do imóvel da Hospedaria dos Imigrantes, localizado em Santos, à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A instituição, que teve seu câmpus instalado recentemente na cidade, já tinha recebido a cessão do imóvel em caráter provisório.

O encerramento da comemoração estadual ocorreu durante o lançamento de uma exposição de documentos históricos, ilustrações e textos de José Bonifácio e do livro José Bonifácio – Uma Vida em Documento, produzido pela Imprensa Oficial especialmente para a data. Trata-se de uma coletânea de pranchas fac similares de documentos raros de José Bonifácio, alguns inéditos. Um exemplar foi entregue a familiares do Patriarca. O livro é o primeiro de várias publicações sobre o estadista a serem editadas dentro do Programa José Bonifácio.

Ato de cidadania – O diretor do Arquivo Público do Estado, Fausto Couto Sobrinho, falou sobre a importância de José Bonifácio e das homenagens: “Essa iniciativa de caráter permanente é um ato de cidadania, pois José Bonifácio é uma figura que deve ser reverenciada pela sua moralidade pública sob todos os pontos de vista, não apenas cívico”. Segundo Sobrinho, o conjunto de atos que o programa prevê é fundamental para enriquecer a memória do País. “O Arquivo do Estado está empenhado nesse trabalho, pois é o repositório da memória paulista e nacional”, revelou.

Para Wellington Cassiano de Andrade e Thomas Matheus de Freitas, ambos com 11 anos, alunos do Colégio José Bonifácio, a festa foi uma oportunidade para conhecer um pouco mais da história da própria cidade “Não conhecia esses prédios históricos, quero aprender mais”, afirmou Thomas.  

O Programa Memória de José Bonifácio de Andrada e Silva compreende o desenvolvimento de pesquisas, atividades cívicas (encontros, seminários, concursos, inserção no calendário de homenagens a José Bonifácio) e a criação de um site de acesso público e gratuito sobre o personagem histórico, com a reunião dos inúmeros documentos produzidos por ele. Abrange ainda republicação ou publicação inédita de suas obras pela Imprensa Oficial do Estado.

Simone de Marco

Da Agência Imprensa Oficial