Especial D.O.: Cerimônia no Instituto Biológico marca o início da colheita de café no Estado

Na safra anterior, São Paulo respondeu por 43% da produção nacional do fruto torrado e moído, com 6,7 milhões de sacas

sex, 23/06/2006 - 14h54 | Do Portal do Governo

Você sabia que existe cafezal na capital? Existe, sim! São 1.305 pés de café arábica Novo Mundo, plantados em área de 10 mil metros quadrados do Instituto Biológico, na Vila Mariana, perto da Avenida 23 de Maio e do Parque Ibirapuera. Nesse local, ocorreu o lançamento da campanha Sabor da Colheita do Café 2006, com representantes e autoridades dos setores público e privado (produtores, cooperativas, associações, sindicatos, indústrias e supermercadistas). O evento marcou o início simbólico da colheita no Estado, entre junho e agosto. Os convidados vestiram-se de acordo com o trabalho, com óculos protetores, luvas, peneiras e balaios para a colheita seletiva, na qual se retira com as mãos apenas os grãos maduros. A previsão era obter oito sacas de café, correspondentes a cerca de 500 quilos. A produção será doada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp).

Durante o evento, baristas (especialistas em café expresso e drinques) do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo serviram a famosa bebida brasileira aos visitantes. A Secretaria da Agricultura, responsável pelo Instituto Biológico, e a Câmara Setorial de Café aproveitaram para apresentar as ações programadas para a cafeicultura neste ano. No período de colheita, os produtores receberão assistência e orientação dos técnicos da Agricultura, de sindicatos e cooperativas.

Criado para a pesquisa 

O Instituto Biológico é um dos maiores centros paulistas de investigação, estudo e pesquisas de pragas e doenças e de produção de vacinas contra males como aftosa e brucelose. Foi criado em 1924, especialmente para estudar o combate à broca do café. O primeiro plantio foi na década de 40 e servia como objeto de estudo e material de pesquisa. Nos anos 80, todo o café foi retirado, com replantio em 1982 e em 1986. Em 2005, as árvores foram podadas. A variedade plantada, a Novo Mundo, é uma das muitas desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), também vinculado à pasta da Agricultura.

O Estado de São Paulo responde por 43% da produção nacional de café torrado e moído, equivalente a 6,7 milhões de sacas do total industrializado no ano passado, de 15,5 milhões de sacas. Segundo maior produtor do arábica, e em terceira posição no ranking nacional quando se considera o plantio do tipo conillon, São Paulo deverá colher 4,4 milhões de sacas (10,8% da produção nacional) na safra 2006/07, crescimento de 36,7% na comparação com 2005/06, de 3,2 milhões de sacas. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produtividade média esperada neste ano é de 21,59 sacas por hectare, superior em 48,1% à da safra anterior.

SERVIÇO

Instituto Biológico

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 – Vila Mariana – São Paulo

Da Agência Imprensa Oficial