Especial Braille: Pinacoteca do Estado possui galeria tátil para pessoas com deficiência visual

Visitantes recebem catálogo em braile com informações sobre o acervo na entrada do museu

qua, 26/08/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca, órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, elaborou uma galeria específica para pessoas com deficiência visual que visitam o local. Em exibição desde 2009, a “Galeria Tátil” possui 12 esculturas em bronze que fazem parte do acervo do museu. A exposição é aberta ao público e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Com a iniciativa, pessoas com deficiência visual podem explorar e reconhecer, por meio do toque, todas as obras expostas na “Galeria Tátil”. A exposição conta ainda com um padrão de acessibilidade, complementado por recursos de apoio como folder e catálogo em dupla leitura (tinta e Braille) e um sistema de áudio-guia elaborado especialmente para o público-alvo da exposição. Cada visitante recebe um fone de ouvido por meio do qual ouve uma gravação que repassa informações sobre as obras e conduz a pessoa com deficiência visual. A disponibilidade destes materiais pode ser consultada e solicitada na recepção do museu.

As obras de arte foram escolhidas de acordo com a indicação dos portadores de deficiências visuais de qualquer nível, que participou de visitas orientadas ao acervo do museu nos últimos cinco anos. A dimensão, a forma, a textura e a diversidade estética, que facilitam a compreensão e apreciação artística das esculturas ao serem tocadas, foram os outros critérios adotados para a escolha das obras. Entre os artistas selecionados para a mostra há trabalhos de Rodolfo Bernardelli, Victor Brecheret, Bruno Giorgi e Amilcar de Castro, entre outros.

O percurso de visitação é orientado por um piso tátil, que indica um caminho para a exploração das obras. Esta é mais uma ação do Programa Educativo para Públicos Especiais (Pepe), voltado para garantir a possibilidade de acesso à arte para pessoas com deficiências – sensoriais, físicas ou mentais.

A criação da “Galeria Tátil” está inserida no Projeto Museu para Todos – iniciativa pioneira do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado em parceria com órgãos na iniciativa privada. O objetivo é formar uma sociedade mais inclusiva e garantir o direito ao acesso às artes e ao patrimônio do Estado.

Serviço
Visitas educativas do Pepe (Programa Educativo para Públicos Especiais)
Agendamento de visitas orientadas
: de segunda a sexta das 10h00 às 17h00
Fone: (011) 3324-0945
Fax: (011) 3324-0946
E-mail: educaespecial@pinacoteca.org.br

Da Pinacoteca e do Portal do Governo do Estado de São Paulo