Escolas estaduais usam quebra-cabeça para estimular leitura

Ferramenta auxilia aprendizado de adolescentes na região de Catanduva

sáb, 11/07/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Uma iniciativa inovadora está mudando o jeito de aprender literatura nas escolas de ensino médio da Diretoria de Ensino de Catanduva. Conhecido como Projeto Quebra-Cabeças, o programa incentiva a montagem do jogo a partir da leitura dos nove livros obrigatórios nos vestibulares da Unicamp e da Fuvest.

Para cada obra “devorada” pelos alunos, eles ganham uma peça do quebra-cabeça. O jogo só termina quando todos os nove livros tiverem sido lidos. Desenvolvido em 26 colégios das 15 cidades da região, 9,3 mil alunos dos três anos do ensino médio participam da atividade.

“Incentivados pelo objetivo de concluir o quebra-cabeça, os alunos despertam o interesse pela leitura. É fundamental desenvolvermos projetos criativos que contribuam para a formação de jovens leitores”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

No começo do ano, cada aluno indica uma figura para ser ampliada e dividida em nove partes – que fica guardada com o professor. Com o auxílio dos docentes de artes, eles reproduzem obras de pintores brasileiros – como Tarsila do Amaral e Candido Portinari – ou fazem a ampliação de fotografias pessoais.

Para comprovar que leu a obra, o estudante deve entregar um resumo de cada história. São requisitadas informações sobre os personagens centrais e uma avaliação pessoal sobre o conteúdo literário. Em troca, recebe uma peça do seu quebra-cabeça.

Os alunos dos dois primeiros anos do Ensino Médio só vão terminar o quebra-cabeça quando estiverem no último ano do curso. Já os 2,5 mil matriculados no último ano devem ler as nove obras até o final do ano letivo.

Confira a lista de livros obrigatórios para os vestibulares da Fuvest e da Unicamp

– Auto da barca do inferno – Gil Vicente
– Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida
– Iracema – José de Alencar
– Dom Casmurro – Machado de Assis
– O cortiço – Aluísio Azevedo
– A cidade e as serras – Eça de Queirós
– Capitães da areia – Jorge Amado
– Antologia poética – Vinícius de Moraes
– Vidas secas – Graciliano Ramos