Escolas estaduais terão metas e incentivos a partir de 2008

Apoio especial será dado a escolas em situação mais desfavorável

seg, 20/08/2007 - 17h51 | Do Portal do Governo

 A Secretaria Estadual de Educação anunciou a implantação de um sistema de avaliação que tem como objetivo valorizar o trabalho de cada equipe escolar (diretor, professores, coordenadores e funcionários). A avaliação levará em conta as taxas de aprovação / reprovação de cada escola, dados de avaliações externas (como o Saresp, o SAEB e a Prova Brasil) e também vai levar em conta indicadores que comprovadamente afetam a qualidade do aprendizado, como a assiduidade dos professores e estabilidade da equipe na escola.

 “A idéia é comparar a escola em relação a ela mesma considerando sua evolução em relação ao seu ponto de partida,valorizando a equipe que lá trabalha”, diz a secretária Maria Helena Guimarães de Castro. Cada unidade terá metas a perseguir e todos os professores, pais e alunos poderão acompanhar a evolução da escola.

“Todas as experiências em educação confirmam que escolas com maior autonomia, equipes estáveis e integradas são mais eficientes”, diz a secretária Maria Helena. Uma escola em que haja mais estabilidade no quadro de professores propicia a seus alunos um aprendizado melhor do que outra unidade em que haja trocas constantes. Da mesma forma, as faltas de professores constituem um problema que afeta diretamente a qualidade do aprendizado, pois também leva à ruptura do processo pedagógico.

 As equipes escolares que cumprirem as metas receberão incentivos financeiros.  Serão definidos incentivos especiais para as escolas que estiverem em situação mais desfavorável, sobretudo nas que se localizam em áreas de alta vulnerabilidade social. “Dessa forma, vamos melhorar a qualidade da aprendizagem e tornar o sistema mais eqüitativo, com menos disparidade entre as escolas”, diz Maria Helena.

 Em outubro deste ano a Secretaria retomará o Saresp, no qual todas as escolas estaduais serão avaliadas. Os exames serão feitos na 1ª, 2ª, 4ª, 6 e 8ª séries do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio. Em novembro de 2007 todas unidades participarão da Prova Brasil, promovido pelo Ministério da Educação. Os resultados do Saresp 2005 e das taxas de aprovação em 2006 servirão como base para a definição das metas no início de 2008.

Da Secretaria Estadual da Educação