Escolas da Rede Estadual preparam-se para a volta às aulas

(Com foto) - Mais de 6 milhões de alunos começam as aulas a partir do dia 9 de fevereiro

seg, 31/01/2000 - 18h34 | Do Portal do Governo

As escolas públicas estaduais de São Paulo estão se preparando para receber os mais de 6 milhões de alunos cujas aulas se iniciam na próxima quarta-feira, dia 9 de fevereiro.
Após o período de recuperação de férias, em que uma nova oportunidade de aprendizagem foi dada a alunos com dificuldades, dentro do programa Escola nas Férias, esta semana é a vez de os professores participarem do processo de atribuição de aulas. Na segunda, mais de 200 mil professores da rede estadual participam de uma videoconferência gerada dos estúdios da TV Cultura via Embratel , sobre Planejamento Escolar para o ano letivo que se inicia. Destacam-se os aspectos de criação de ambientes na escola que motivem e estimulem, definição do que ensinar dentro do proposto nos currículos, garantia de uma contínua construção de conhecimento, diagnóstico dia a dia das dificuldades dos alunos e conseqüente correção de rumos. Tudo visando garantir o sucesso na aprendizagem dos alunos.
Na rede estadual, os 43 mil professores de 5a série ao 3o ano do Ensino Médio, recentemente nomeados após concurso público, são outro destaque para este ano: deverão integrar-se, passar por capacitações e, enfim, engajar-se como profissionais efetivos, com bons reflexos para a qualidade do ensino.
Outra novidade é a entrega de cerca de 450 novas salas de aulas construídas em curtíssimo prazo em 150 escolas do Estado. O gerenciamento da construção de grande parte dessas salas ficou a cargo das Associações de Pais e Mestres (APMs), para as quais a Secretaria da Educação enviou recursos, e que assim licitaram as obras, agilizando-as. E isso também graças ao programa Já pra Escola, que realizou o cadastramento em setembro e outubro e apontou a demanda de forma mais precisa e antecipada. Ainda durante o ano 2000 estão sendo construídas 178 novas escolas que deverão atender a demanda prevista hoje para o próximo ano.
Para garantir o atendimento à demanda escolar, o governo do Estado tem priorizado a expansão, melhoria e manutenção de sua rede física. Nestes últimos cinco anos, a Secretaria da Educação já recuperou total ou parcialmente cerca de 85% dos prédios escolares existentes, além da realização de novas construções.
Uma das principais conquistas desta segunda gestão Covas na Educação, além do concurso para efetivação de 43 mil docentes, é o sucesso do programa Já pra Escola, realizado pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com as 645 prefeituras paulistas, fato inédito na Educação. O programa otimiza o atendimento à demanda para o ano 2000, visando garantir a oferta obrigatória do Ensino Fundamental, conforme prevê a Constituição Federal.
Durante o processo, composto por três fases, foram cadastrados alunos do 3o estágio da pré-escola municipal, crianças e jovens de 8 a 18 anos a completar no ano 2000, fora da escola, e crianças com 7 anos completos ou a completar no próximo ano, também sem atendimento escolar. Assim, 614.438 crianças foram matriculadas em escolas públicas municipais ou estaduais, como ingressantes na primeira série do Ensino Fundamental do ano 2000. Vale destacar que deste universo, 54,7% matricularam-se na rede estadual e 45,3% na rede municipal; na Grande São Paulo a participação foi de 59,8% na rede estadual e 40,2%, na rede municipal. No Interior, 50,2% dos ingressantes estão sendo atendidos por escolas estaduais e 49,8% por escolas municipais. Para se ter uma idéia, somente o número de alunos matriculados na 1a série do Ensino Fundamental no Estado de São Paulo é maior do que a população de 15 Estados do País.


2901escola250.zip