Escolas da rede estadual abrem matrículas para alunos estrangeiros

Mais de 10 mil crianças e adolescentes vindos de outros países estudam em unidades da Secretaria de Estado da Educação

qua, 11/07/2018 - 21h24 | Do Portal do Governo

As escolas públicas estaduais estão com a matrículas abertas para crianças e adolescentes estrangeiros. Durante todo período de férias, as unidades receberão a documentação de quem está fora da rede e deseja garantir a vaga neste 2º semestre.

Para realizar a matrícula, é preciso apresentar na escola mais próxima um documento de identidade, como passaporte ou RNE- Registro Nacional de Estrangeiro. As equipes gestoras e pedagógicas podem aplicar uma prova para identificar o ano/série ideal caso o aluno não possua um equivalente ao histórico escolar do país de origem.

Atualmente, mais de 10 mil alunos nascidos ou vindos de outros países estudam em unidades da Secretaria da Educação. A maioria é da própria América do Sul, como Bolívia e Argentina, mas também inclui Japão, Armênia e Haiti.

A pasta tem como objetivo melhorar o atendimento de estrangeiros na rede. Por meio do Núcleo de Inclusão Educacional, um grupo é responsável por definir diretrizes e redigir o documento orientador para acolhimento, texto aprovado pelo Comitê Estadual para Refugiados do Estado de São Paulo (CER/SP).

Vale ressaltar que, em 2018, as atividades do segundo semestre têm início marcado para 1º de agosto. Na data, recomeçam as atividades nas classes de Ensino Fundamental, Médio e Jovens e Adultos (EJA) do Estado.