Escola Técnica de Cabrália Paulista inaugura biodigestor

O aparelho produz, diariamente, pelo menos 13 metros cúbicos de biogás e seis de biofertilizante

dom, 31/08/2008 - 15h25 | Do Portal do Governo

A Escola Técnica (Etec) Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista, acaba de inaugurar um biodigestor para saneamento básico, produção de bioenergia e biofertilizante. O projeto, pioneiro no Brasil, é fruto de parceria entre o Centro Paula Souza e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as empresas Firestone Building Products Latin America e Ecosys (representante da Firestone em Bauru) e a prefeitura de Cabrália.

O biodigestor anaeróbio é do tipo tubular. Tem 50 metros de comprimento por quatro de largura e 250 metros cúbicos de capacidade de armazenamento de líquidos, o suficiente para produzir, diariamente, pelo menos 13 metros cúbicos de biogás e seis metros cúbicos de biofertilizante. A tecnologia foi desenvolvida com a proposta de realizar o tratamento básico de resíduos orgânicos numa pequena comunidade rural e, assim, promover a sua sustentabilidade social, econômica e ambiental.

A Etec dispõe de condições ideais para a realização desses experimentos, considerando a centena de alunos que mora em regime de semi-internato e uma granja com 50 suínos. Todo o esgoto orgânico gerado está sendo tratado no sistema biodigestor instalado. O biogás será utilizado para abastecer fogões de cozinha, aquecimento de granjas, motor e gerador elétrico. E o biofertilizante para adubar a produção de produtos agrícolas. Foram investidos aproximadamente R$ 530 mil na nova tecnologia.

Do Centro Paula Souza

(M.C.)