Escola de formação da rede estadual abre curso para professores municipais

Referência no território nacional, Efap tem programação gratuita a distância; desde 2011, foram mais de 1 milhão de matrículas

qui, 27/09/2018 - 10h02 | Do Portal do Governo

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (Efap) oferecerá cursos gratuitos aos educadores de mais de 600 prefeituras paulistas. Vale ressaltar que a programação dos conteúdos é organizada pelas equipes técnicas da Secretaria da Educação do Estado e privilegia o formato a distância e autoinstrucional.

Os municípios do território paulista têm até a próxima sexta-feira (28) para a formalização da parceria. Com início das atividades em 2011, a Efap desenvolve cursos com foco nas seguintes áreas: Educação e Currículo; Educação e Tecnologia; e Gestão.

Até o primeiro semestre deste ano, foram mais de 1 milhão de matrículas de professores e funcionários do quadro de apoio, que passaram em 611 cursos de formação. Ao contribuir com a formação dos municípios, a Secretaria da Educação atende a meta de colaboração entre União, Estados e Municípios e contribuindo para o aprimoramento dos servidores e professores das redes municipais.

A iniciativa busca, ainda, melhorar a aprendizagem dos alunos municipais que cursam o ensino Fundamental (Anos Iniciais) nas escolas municipais e, em grande parte, são direcionados para a rede estadual de modo a concluir a Educação Básica nos Anos Finais do Ensino Fundamental e, posteriormente, no Ensino Médio.